Notícia no detalhe
Metodologia do Inventário Turístico apresentada a empresários
A metodologia e o planejamento do Inventário Turístico de Campos foram apresentados nesta terça-feira (13), durante reunião na Associação Comercial e Industrial de Campos (Acic), aos empresários do setor de turismo. A empresa Focall realizará o projeto a ser executado a partir do próximo ano. Já em janeiro, a equipe que atuará no levantamento, pesquisa e organização das informações será treinada para logo a seguir, começar efetivamente o trabalho, que ao final, terá traçado um painel profundo sobre os múltiplos aspectos da atividade turística no município.
O Inventário Turístico irá definir a identidade visual da cidade a partir da descoberta do que há para o turista ver e usufruir. Ao mesmo tempo, pretende promover o envolvimento de toda a comunidade, partindo da premissa de que o campista precisa conhecer o patrimônio que possui para amar e divulgar de forma positiva junto aos visitantes.
- Para ser cidade turística é preciso atingir três objetivos prioritários: ter a participação comunitária, realizar o planejamento estratégico e fazer investimentos na área - destaca o diretor da empresa, Osvaldo Ramalho. Ele ressaltou que na verdade, o inventário será um instrumento a ser usufruído por todos e comandado num segundo momento, justamente pela comunidade, que descobrirá o quanto a cidade pode se desenvolver a partir do turismo.
Por ser um trabalho complexo, minucioso e todo registrado a partir de levantamentos, elaboração de materiais gráficos, criação de site e da identidade visual, confecção de mapas e do Selo de Qualidade, entre outras ações, o Inventário Turístico ganha um peso maior dentro da escala de desenvolvimento da atividade no município.
- O Inventário é de fato, a porta que se abre para uma nova maneira de encarar o turismo em Campos. Tudo que a gente sempre quis começa a partir deste trabalho. O empresariado agora fica ciente de que precisa estar junto e participar ativamente, investindo para podermos alcançar a meta – ressalta o secretário de Desenvolvimento Econômico e Petróleo, Orlando Portugal.
O trabalho de integração começou na reunião, com as pessoas presentes formando grupos e debatendo sobre os critérios de avaliação do Selo de Qualidade no Turismo, definindo peso de 1 a 5 para os seguintes itens: atendimento, infra-estrutura, gestão de negócios, gestão de qualidade, parcerias, segurança e responsabilidade sócio-ambiental. Estes itens serão aplicados em questionários que vão analisar o comércio turístico, do qual fazem parte os seguintes segmentos: alimentação, hospedagem, serviços e agenciamento. Outras informações também serão colhidas, complementando o trabalho.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/04/2025 11:35:09 Política Nacional Aldir Blanc: Divulgado Cronograma de Execução
- 29/04/2025 11:04:12 Prefeito se reúne com o ministro Renan Filho por trechos urbanos das BRs 101 e 356
- 29/04/2025 10:52:59 Teatro de Bolso 57 anos: alunos de cursos da FCJOL se apresentam nesta quarta
- 29/04/2025 09:16:48 Capacitação para ampliação da descentralização dos cuidados da tuberculose
- 28/04/2025 17:47:57 Teatro Municipal Trianon passa a contar com novo sistema de sonorização
Política Nacional Aldir Blanc: Divulgado Cronograma de Execução
2904 11h04Prefeito se reúne com o ministro Renan Filho por trechos urbanos das BRs 101 e 356
2904 10h52Teatro de Bolso 57 anos: alunos de cursos da FCJOL se apresentam nesta quarta
2904 09h16Capacitação para ampliação da descentralização dos cuidados da tuberculose
2804 17h47Teatro Municipal Trianon passa a contar com novo sistema de sonorização
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18
6Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta