Notícia no detalhe
Fundação Zumbi encerra atividades do judô com mudança de faixa
A Escola de Judô da Fundação Zumbi dos Palmares encerrou na noite desta terça-feira (13) as atividades de 2011. A solenidade de encerramento foi marcada pela mudança de faixas dos alunos e atletas, que foram prestigiados pelos pais, parentes e amigos. De acordo com o professor Orlando Gomes Leandro Junior, são 150 alunos, com faixa etária variada, a partir dos cinco anos."Temos alunos que são muitos especiais, como o pequeno W. que é portador da Síndrome de Down e outros alunos, que iniciaram as atividades com dificuldades e hoje são exemplos de superação", ressaltou o professor Orlando.
Durante a solenidade vários alunos fizeram a troca de faixa, conforme a evolução na aprendizagem do judô: de branca para cinza; de cinza para azul; e de amarela para laranja. Orlando explicou que alguns alunos já evoluíram na prática da modalidade da arte marcial e já são atletas, a exemplo de Jessica Reis, 19 anos, que teve destaque no Campeonato Estadual de Judô de 2010 e conquistou medalha de bronze no Campeonato Carioca do mesmo ano.
De acordo com Luiz Mário Macabu Pacheco, pai de um dos alunos, a prática do Judô proporcionou mudanças significativas na qualidade de vida do filho: "Meu filho tinha problema sério de relacionamento; tinha dificuldades na escola para assimilação das matérias; e era muito introvertido, além de ter problemas de saúde. Mas assim que ele iniciou as aulas de judô começou a apresentar melhoras. Hoje, graças a Deus, ele já está extrovertido, se comunica com os colegas e está muito bem na escola, com boa assimilação que fez melhorar bastante suas notas. Estamos todos muitos felizes", relatou Luiz Mário Pacheco.
O presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, Jorge Luis dos Santos, destaca que a Escola de Judô da Fundação representa uma porta de acesso para muitas crianças e adolescentes alcançarem suas conquistas, através do esporte. "Temos muitos exemplos de crianças que já experimentam grande êxito através do judô. Algumas tiveram desenvolvimento físico, emocional, de relacionamento e inclusive melhora na saúde, porque o Judô estimula os sentidos e várias partes do corpo, principalmente nas áreas sensoriais, com excelentes resultados, na medida que o treinamento avança", concluiu Jorge Luiz, que desenvolve vários outros cursos na Fundação Zumbi dos Palmares.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















