Notícia no detalhe
Procon de Campos e Ministério da Justiça firmam convênio
O Procon de Campos acaba de implantar Sistema Nacional de Informações de Defesa do Consumidor (Sindec). O ato faz parte do convênio celebrado em 25 de novembro de 2009 pela Prefeita Rosinha Garotinho junto ao DPDC, órgão do Ministério da Justiça. Neste momento, os técnicos do Procon do Estado do Rio de Janeiro, que é o gestor do sistema no estado, estão implementando os procedimentos para que os consumidores possam acessar o cadastro.
O cadastro de reclamações fundamentadas irá compartilhar os registros das reclamações dos consumidores que tenham tido algum problema na relação de consumo. O sistema vai registrar, armazenar e compartilhar as bases de dados do Procon Municipal com as bases de dados dos Procons de todo o país. Com a implantação do sistema, é esperada pelos órgãos de defesa do consumidor uma melhor relação entre clientes e fornecedores, que deverão se esforçar para não ter o registro de sua empresa como má prestadora de serviço em um cadastro nacional.
De acordo com o supervisor geral dos Procons do Estado do Rio, Lauro Grafanassi, o Procon /Campos, agora integrado ao Sistema Sindec, contará com um banco de dados abastecido por todos os estados e seus municípios, fazendo com que os grandes beneficiários sejam os próprios munícipes que contarão com informações claras e precisas, tornando a resolução de seus problemas mais rápidas e eficientes.
A secretária executiva do Procon/Campos, Rosangela Tavares, avalia que o sistema vai possibilitar o acompanhamento das práticas infrativas realizadas pelas empresas em todo o País, trazendo segurança aos consumidores campistas. Para a secretária, este convênio firmado pela Prefeita e o Ministério da Justiça é de suma importância pois as decisões jurídicas fundamentadas neste Procon estarão disponíveis em tempo real e supervisionadas pelo Ministério da Justiça.
Esta ação da Prefeita foi um marco de cidadania para a cidade de Campos. “O sistema além de trazer mais rapidez e transparência em nossos procedimentos, possibilitará um amplo direito de escolha para os consumidores, que poderão vislumbrar através da consulta ao SINDEC se a empresa com quem está contratando tem um histórico de infrações em outros estados e municípios”. Os consumidores poderão acessar os dados pela internet (http://portal.mj.gov.br/sindec). O site possibilitará o acesso a gráficos e estatísticas de atendimentos dos Procons.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/11/2024 10:18:05 Cais da Lapa é um dos pontos monitorados pelo Centro de Controle Operacional (CCO)
- 25/11/2024 10:02:07 Espaço da Oportunidade tem 178 vagas de emprego disponíveis
- 25/11/2024 09:30:45 Museu Histórico receberá moderno Projeto Luminotécnico em sua fachada
- 25/11/2024 08:54:05 Educação: TI atendeu mais de mil chamados em 231 unidades este ano
- 25/11/2024 08:16:53 Café Empresarial nesta quarta-feira (27) vai debater a Reforma Tributária
Cais da Lapa é um dos pontos monitorados pelo Centro de Controle Operacional (CCO)
2511 10h02Espaço da Oportunidade tem 178 vagas de emprego disponíveis
2511 09h30Museu Histórico receberá moderno Projeto Luminotécnico em sua fachada
2511 08h54Educação: TI atendeu mais de mil chamados em 231 unidades este ano
2511 08h16Café Empresarial nesta quarta-feira (27) vai debater a Reforma Tributária
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
4Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
5Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação
6Primeiro dia de adesão ao Refis 2024 com grande movimento na Secretaria de Fazenda