Notícia no detalhe
Prestação de contas na Câmara de Vereadores recebe aprovação
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, apresentou nesta segunda-feira (19), na Câmara de Vereadores de Campos, a prestação de contas de sua pasta referente aos segundo e terceiro trimestres deste ano. A prestação de contas foi feita em audiência, conforme determinado pela Lei Federal 8689/93. Os avanços da saúde no município foram reconhecidos e elogiados pelos vereadores presentes: Odisséia Carvalho, Gil Viana, Kelinho, Magal, Jorginho Pé no Chão, Dona Penha e Rogério Matoso, que presidiu a audiência.
Hirano mostrou como toda a rede de saúde foi organizada a partir das portas de entrada da assistência, que são as Unidades Básicas de Saúde, e com a implantação da Gestão Plena. “Todas as UBSs foram informatizadas e é delas que saem todas as consultas, exames, encaminhamentos para programas e especialidades, enfim, todas as ações que vêm sendo reguladas pelo município e garantindo a ampliação do acesso da população à saúde. Em dois trimestres foram 257.902 consultas especializadas, o que aponta que teremos mais de 500 mil consultas/ano, que vem sendo a média anual. E essa é uma marca louvável, considerando a população de Campos e a oferta desses serviços pela rede, segundo análise do próprio Ministério da Saúde”, destacou.
O secretário também falou de um protocolo clínico para indicação de exames de altíssima complexidade, como eletroneuromiografias, cintilografias, ressonâncias: “São exames não ofertados pelo SUS, procedimentos caros que precisamos comprar na rede particular, necessitando de licitação e, por isso, às vezes, a dificuldade de acesso a esses exames”. Hirano ainda citou programas específicos, direcionados a um público-alvo, que vêm elevando os índices de prevenção de doenças em Campos.
- O Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar) tem conseguido reduzir a incidência de doenças respiratórias. O Programa de Fertilidade In Vitro foi destaque nacional e Campos é o primeiro município do país a utilizar a técnica que permite que a própria paciente cultive os embriões. O Programa Saúde na Escola, o PSE, faz busca ativa de alunos com deficiência visual, auditiva e outras que acabam prejudicando o aprendizado. O Programa Agitação detecta alunos com problemas de obesidade, um problema que pode comprometer seriamente a saúde das crianças. O Nascer em Campos possibilita que todas as crianças que nascem em Campos sejam inseridas nos programas de vacinação e todas já saem da maternidade imunizadas pelas vacinas previstas, como a BCG. São programas para controle de doenças, programas que partem da prevenção ou do tratamento desde o início, para a promoção da saúde da população – finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 11:17:49 Campos obtém redução no índice de pobreza
- 10/09/2025 09:36:25 Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Campos obtém redução no índice de pobreza
1009 09h36Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
1009 08h43Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira