Notícia no detalhe
Prestação de contas na Câmara de Vereadores recebe aprovação
O secretário de Saúde, Paulo Hirano, apresentou nesta segunda-feira (19), na Câmara de Vereadores de Campos, a prestação de contas de sua pasta referente aos segundo e terceiro trimestres deste ano. A prestação de contas foi feita em audiência, conforme determinado pela Lei Federal 8689/93. Os avanços da saúde no município foram reconhecidos e elogiados pelos vereadores presentes: Odisséia Carvalho, Gil Viana, Kelinho, Magal, Jorginho Pé no Chão, Dona Penha e Rogério Matoso, que presidiu a audiência.
Hirano mostrou como toda a rede de saúde foi organizada a partir das portas de entrada da assistência, que são as Unidades Básicas de Saúde, e com a implantação da Gestão Plena. “Todas as UBSs foram informatizadas e é delas que saem todas as consultas, exames, encaminhamentos para programas e especialidades, enfim, todas as ações que vêm sendo reguladas pelo município e garantindo a ampliação do acesso da população à saúde. Em dois trimestres foram 257.902 consultas especializadas, o que aponta que teremos mais de 500 mil consultas/ano, que vem sendo a média anual. E essa é uma marca louvável, considerando a população de Campos e a oferta desses serviços pela rede, segundo análise do próprio Ministério da Saúde”, destacou.
O secretário também falou de um protocolo clínico para indicação de exames de altíssima complexidade, como eletroneuromiografias, cintilografias, ressonâncias: “São exames não ofertados pelo SUS, procedimentos caros que precisamos comprar na rede particular, necessitando de licitação e, por isso, às vezes, a dificuldade de acesso a esses exames”. Hirano ainda citou programas específicos, direcionados a um público-alvo, que vêm elevando os índices de prevenção de doenças em Campos.
- O Programa de Assistência ao Paciente com Asma e Rinite (Proapar) tem conseguido reduzir a incidência de doenças respiratórias. O Programa de Fertilidade In Vitro foi destaque nacional e Campos é o primeiro município do país a utilizar a técnica que permite que a própria paciente cultive os embriões. O Programa Saúde na Escola, o PSE, faz busca ativa de alunos com deficiência visual, auditiva e outras que acabam prejudicando o aprendizado. O Programa Agitação detecta alunos com problemas de obesidade, um problema que pode comprometer seriamente a saúde das crianças. O Nascer em Campos possibilita que todas as crianças que nascem em Campos sejam inseridas nos programas de vacinação e todas já saem da maternidade imunizadas pelas vacinas previstas, como a BCG. São programas para controle de doenças, programas que partem da prevenção ou do tratamento desde o início, para a promoção da saúde da população – finalizou.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 18:43:05 Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
- 27/10/2025 17:02:54 Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
2710 17h02Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
2710 15h33Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















