Notícia no detalhe
Prefeitura abre caminho para assentados fornecerem seus produtos
Uma equipe técnica multidisciplinar da Prefeitura de Campos, em parceria com a Emater, iniciou nesta quinta-feira (15) um trabalho de campo, no contato direto com as famílias de agricultores do Núcleos do Assentamento Zumbi dos Palmares, já cadastradas no Programa Merenda Escolar. De acordo com a Lei federal 11.947/2009, que regulamenta a aquisição da merenda, fica assegurado aos fornecedores locais, uma reserva de 30% de todo volume a ser adquirido.
O trabalho visa levantar as necessidades nos assentamentos e apoiar os pequenos produtores para viabilizar a produção de olerículas (quiabo, aipim, tomate, pimentão, milho verde, aipim, etc) e frutíferas (banana, goiaba, acerola, laranja e sucos) para fornecer às escolas da rede municipal de ensino. Integram as equipes técnicos da Secretaria de Agricultura, da Secretaria de Família e Assistência Social, e da Emater-RJ, que participa na orientação técnica para implementação da produção com qualidade, essencial para participar do programa Merenda Escolar.
A primeira reunião entre os técnicos da Prefeitura e da Emater, foi realizada com assentados do Núcleo I do Assentamento Zumbi dos Palmares e seguiremos com as visitas técnicas nos demais núcleos, estendendo o atendimento também aos produtores da região de Lagoa do Campelo.
De acordo com o secretário Frederico Paes, os produtores dos assentamentos que tiverem áreas alagadiças, como ocorre nos distritos de Vila Nova, Conselheiro Josino, Morro do Corro e Santa Maria, vão receber apoio técnico para introduzir a produção de arroz para a merenda escolar.
A nossa meta é a de dar assistência técnica, ajudar na organização e no planejamento dos assentados e do pequeno produtor. Estamos preparando uma nova frota de maquinário agrícola, e também em parceria com a Emater, estaremos disponibilizando sementes de qualidade para que a produção de alimento atinja o padrão exigido para fornecer para as escolas. Para participar do programa, uma das exigências é a Associação dos Produtores ter o Idapi, em dia. É que de acordo com a Lei Federal 11.947/2009 para fornecer para a Merenda Escolar, a entidade representativa dos fornecedores precisa ter o talão para emitir a nota, dentro da legislação", detalhou o secretário de Agricultura, Frederico Paes.
Para a presidente da Associação dos Produtores Rurais do Núcleo 1 do Assentamento Zumbi dos Palmares, a iniciativa é da Prefeitura é válida porque cria oportunidade de geração de renda para os produtores rurais do assentamento, e justifica:
Quando a gente tem um cliente que não tripudia com o preço, que vai querer comprar a produção o ano todo, a gente até se anima. Ainda mais se for dado o apoio que precisamos, com trator, arado, grade, água e sementes de qualidade, para poder contar uma uma colheita boa, de qualidade. Outra boa idéia é fornecer para as escolas próximas dos assentamentos, para que possamos ter condições fazer a entrega. A Associação tem CNPJ e está com toda documentação em dia e creio que todos vão sair ganhando - avalia Vilma Motta.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 10:46:59 Maio Laranja: Ronda Escolar e PSE ministram palestras de conscientização em escolas
- 15/05/2025 10:16:13 Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
- 15/05/2025 08:49:30 Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
- 15/05/2025 08:13:34 Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
- 15/05/2025 07:45:12 Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
Maio Laranja: Ronda Escolar e PSE ministram palestras de conscientização em escolas
1505 10h16Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
1505 08h49Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
1505 08h13Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
1505 07h45Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional