Notícia no detalhe
Cavalhada e Mana Chica: patrimônios imateriais da cidade
A Cavalhada de Santo Amaro e a Mana Chica do Caboio, importantes instâncias culturais de Campos, são patrimônios de grande expressão histórica, devidamente registradas no Livro de Tombos “online”, conforme publicação da resolução de 27 de dezembro de 2011, do presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal (Coppam), Orávio de Campos, que também é secretário de Cultura.
- Junto com estas manifestações foram registradas também, como patrimônio imaterial, outras peças de raiz, como o Jongo, Bois Pintadinhos, Quadrilha da Roça, Folias de Reis, Lenda do Ururau da Lapa, Samba de Terreiro e o doce chuvisco, como parte do projeto de preservação e valorização da cultura da cidade, tão rica em tradições oriundas do ciclo do açúcar – ressalta Orávio.
Na lista constam ainda, entidades promotoras de cultura, como as Academias Campista de Letras e Pedralva Letras e Artes, todas as sociedades musicais, as Lojas Maçônicas, Núcleo de Artes e Cultura, Orfeão de Santa Cecília, Boa Noite Amor, Clube do Choro e Cia, Centro Cultura Musical de Campos e Associação Regional de Teatro (ARTA).
- Das escolas de samba, apenas duas foram listadas: A União da Esperança, de Custodópolis, e a Mocidade Louca, do Bairro do Morrinho, além do Jongo de Noinha, por suas características de raiz, oriundas das relações sócio-religiosas afro-brasileiras – destaca o presidente do Coppam. Segundo ele, o inventário vai indicar outras manifestações e entidades igualmente importantes.
Sobre o caso específico da Cavalhada, Orávio ressalta que, apesar da universalidade da manifestação, cabe ao Município o registro como patrimônio histórico, o mesmo acontecendo com a Mana Chica, registrada no livro “Planície do Solar e da Senzala”, de Alberto Lamego; e no Dicionário do Folclore Brasileiro, de Luís da Câmara Cascudo.
Outro ato do Coppam foi o registro do patrimônio material da cidade, representado pelas suas estátuas, bustos, monumentos, placas comemorativas e efígies. “E, para cumprir o que estabelece o Plano Diretor, estão sendo inventariados os prédios do centro histórico, também para serem tombados, já que alguns são apenas protegidos pela legislação em vigor”, informa o presidente do Coppam.
Últimas Notícias adicionadas
- 20/12/2025 08:48:44 Casais que vão participar do Casamento Comunitário ganham Dia de Beleza
- 19/12/2025 17:38:38 Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
- 19/12/2025 16:48:22 CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
- 19/12/2025 16:08:18 Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
- 19/12/2025 15:44:34 Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
Casais que vão participar do Casamento Comunitário ganham Dia de Beleza
1912 17h38Obras do Bairro Legal na Vila dos Pescadores serão inauguradas neste sábado
1912 16h48CCZ abre inscrição para castração de cães e gatos de 13 novos bairros
1912 16h08Seduct realiza Concerto de Natal neste sábado na Praça do Santíssimo Salvador
1912 15h44Prefeitura decreta ponto facultativo nos dias 24 e 26 de dezembro
Prefeitura publica edital do concurso da Educação com 1.000 vagas e Lei de Cotas
2Secretaria de Educação divulga Calendário do Ano Letivo de 2026
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico garante atendimento
4Processo Seletivo da Educação faz 9ª convocação de 224 professores
5Vigilância Sanitária de Campos interdita restaurante na Pelinca pela terceira vez
6Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos




















