Notícia no detalhe
RJ-216: escavação de até dois metros para evitar afundamentos
Devido a má qualidade do solo na extensão da área por onde a prefeitura realiza as obras para duplicação da RJ-216 (Campos-Farol de São Tomé), é preciso escavar e retirar a terra (tipo de barro super hidratado), que não estabiliza a base da rodovia. Para assegurar a qualidade da obra e evitar que, no futuro, a ciclovia e a rodovia sofram afundamento devido ao intenso movimento de carros e ônibus, bem como o pesado tráfego de caminhões e carretas, em função dos Complexos Logístico e Portuário do Açu e Farol/Barra do Furado, a Secretaria de Obras optou por remover todo material e as escavações chegam até a cerca de dois metros de profundidade.
O secretário de Obras e Urbanismo, Edilson Peixoto, informa que em toda extensão onde as máquinas escavam, serão colocados materiais que proporcionam eficiente estabilização, além das obras de arte para assegurar a boa drenagem do solo. Devido as dimensões das escavações, fica a impressão da abertura de um largo canal, já que a pista, incluindo a ciclovia, canteiro central e marginais, medem mais de 40 metros de largura.
O secretário Edilson Peixoto destaca que a construção da nova RJ-216, no trecho entre o Trevo da Penha e o distrito de Goitacazes, já na Baixada Campista, representa o início de uma nova via que representa a abertura de um novo caminho para o desenvolvimento da Baixada Campista. "A suplicação deste trecho urbano dessa rodovia, que é estadual, mas que a Prefeita Rosinha obteve autorização do Estado para ampliar, vai favorecer o tráfego que cada vez mais será mais intenso ainda, por conta da implantação dos complexos do Açu e Farol-Barra do Furado", prevê o secretário de Obras.
As obras estão adiantadas no primeiro trecho da obra, que se estende até o Trevo dos Ceramistas. A via, em seis quilômetros, vai receber pista dupla, pistas marginais e ciclovia, entre outros benefícios, que vão beneficiar os moradores de diversos bairros nas imediações do novo trecho de via, que no momento tem as obras concentradas nas proximidades da entrada do Parque Santo Antônio e do Parque Bela Vista.
Outras estradas recuperadas - Além da retificação do trecho urbano da RJ-216, a prefeitura tem realizado investimentos de vulto na recuperação das principais estradas distritais na Baixada Campista, a exemplo da Estrada do Carmo, do Bugalho, do Carvão, de São Bento, que conduz ao Porto do Açu, e recebeu uma moderna e reforçada ponte, que vai garantir o tráfego pesado para o Complexo do Açu pela Baixada Campista, e Estrada da antiga Linha do Limão, que percorre trecho de solo alagadiço, entre Goitacazes e o Veiga, e que para receber asfaltamento, teve toda extensão escavada e recebeu nova base com literita, tipo de solo mineral trazido do vizinho estado do Espírito Santo, para assegurar a estabilização do solo, tendo em vista que Estrada da Linha do Limão é importante via de escoamento do setor ceramista no setor Oeste da Baixada Campista.
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