Notícia no detalhe
Eco Tour no “Verão da Família 2012” de volta dia 29
Com a expectativa de repetir o sucesso que se constituiu na temporada passada, o Projeto Eco Tour, da secretaria municipal de Meio Ambiente, em parceria mais uma vez com a secretaria municipal de Desenvolvimento Econômico, Petróleo e Turismo. O projeto, que já vem sendo motivo de elogios por parte da população que freqüenta a praia há anos e está sendo incrementado dentro da nova gestão da Prefeita Rosinha Garotinho, consta da grade de atrativos elaborada pela Prefeitura de Campos na edição 2012 do “Verão da Família”.O passeio acontece aos domingos, com saída às 9h, no estande do meio
ambienete, contudo neste domingo (22) não haverá o passeio de ônibus em
virtude do 2º Eco Bike.
O trajeto com duração aproximada de duas horas, percorre partes da Praia do Farol de São Tomé, que dispõe de 40 Km de orla com plantação de casuarinas, destacando a importância da preservação ambiental nas visitas ao Mangue da Ilha de Carapeba, na restinga do Xexé e toda a orla marítima. Conta toda a história da praia e a vinda dos primeiros veranistas e moradores. Na oportunidade o guia de turismo Everaldo passará as informações num destaque aos pontos turísticos como a Colônia de Férias da Terceira Idade, a primeira destinada ao atendimento de idosos, de toda a América Latina, Barra do Furado, onde está sendo construído um dos maiores empreendimentos nacionais – o Complexo Logístico Farol/Barra e o Porto do Açu.
Outro destaque do passeio turístico será a apresentação, para turistas, moradores e veranistas, do chamado Farolzinho, que está fixado numa rua paralela à orla, detrás do antigo prédio da creche municipal e que servia, como referência na navegação dos barcos da região. Já o atual farol que denomina a praia, possui 47 metros de altura e foi inaugurado em julho de 1882, em comemorações ao aniversário da Princesa Isabel, mas que foi criado com vistas à sinalização em terra para as embarcações que por ali passavam e que agora, com o advento da extração petrolífera em alto mar, com presença de plataformas na Bacia de Campos, também está sendo explorado.
Outro aspecto apresentado quando da passagem pela praia é a questão do conhecimento ambiental na preservação da fauna marinha. Na oportunidade, os participantes do Eco Tour irão saber mais de perto, sobre a soltura de tartarugas e que acontece todas as semanas a partir do período inicial do ano, quando da desova nas areias da praia e o controle do ecossistema, dentro do Projeto Tamar.
Litoral de beleza – De acordo com informações de um dos sites mais visitados na internet, direcionados ao turismo – BrasilViagem.com – a Praia do Farol de São Tomé possui águas que alteram suas cores de acordo com os ventos, sendo que, na maior parte do ano sua tonalidade é cor de areia. Propícia para a prática do surf, é procurada o ano todo por adeptos da modalidade esportiva. Por meio de uma Lei Municipal datada de 1993, a Área de Preservação Ambiental do Lagamar tornou-se um pedaço privilegiado do litoral e serve de contraponto ao agito que é verificado durante o período de veraneio. A APA do Lagamar será outro ponto do passeio constante do Eco Tour.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















