Notícia no detalhe
Gilberto Gil neste sábado na praia do Farol
“Paz”, “Se eu quiser falar com Deus”, “Esperando na Janela”, “Drão”, “Vamos fugir” e outros sucessos do cantor Gilberto Gil vão embalar o público neste sábado (28), no Farol de São Tomé. O show, que faz parte da programação do Verão da Família 2012, está marcado para às 22h, no palco da Aldeia do Sol.
Falar de Gilberto Gil é, na verdade, passear pela história do Brasil, pois uma de suas primeiras composições – “Alegria, alegria” – tornou-se o embrião do movimento tropicalista, que invadiria a nação brasileira, misturando os elementos da indústria cultural e os materiais da tradição nacional. Bem diferente do que foi a Bossa Nova, o tropicalismo tinha uma proposta crítica, preocupada com as questões ligadas à sociedade civil do país.
Hoje, Gilberto Gil é referencial como personalidade, tanto da música quanto na política, já que foi vereador de sua terra natal (Salvador), entre 1989 e 1993; e depois, Ministro da Cultura, entre 1º de janeiro de 2003 e 30 de julho de 2008, no governo Lula.
Destaque nos antigos festivais, com músicas que marcaram, como a “Carcará”, em 1965, Gilberto Gil também tem composições que são consideradas “pérolas” da MPB, como “Toda menina baiana”, “Oriente”, “Procissão” e “Soy Loco por ti América”, numa parceria com Capinam e Torquato Neto, em 1967.
Dois anos depois, com “Aquele abraço, Gilberto Gil deu seus primeiros passos, ainda em Salvador, onde conseguiu formar com Caetano Veloso e Gal Costa, o disco “Doces Bárbaros”, idealizado pela irmã de Caetano – Maria Bethânia, e que hoje se constitui numa obra prima de 1976, dando inclusive, subsídios para a criação de um filme com o mesmo nome, além de um DVD e enredo da escola de samba carioca Mangueira, em 1994.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/03/2026 20:04:24 Seduct acompanha distribuição de kits de material escolar na EM Sagrada Família
- 25/03/2026 19:01:21 Campos lança Ceascam e projeta novo polo regional de abastecimento
- 25/03/2026 18:33:45 Hospital Ferreira Machado realiza segunda captação de órgãos de 2026
- 25/03/2026 17:28:18 Educação define nomes finalistas para escolha da identidade de seus mascotes
- 25/03/2026 17:09:36 Empresas do Programa Startup Campos selecionadas em iniciativa da FAPERJ
Seduct acompanha distribuição de kits de material escolar na EM Sagrada Família
2503 19h01Campos lança Ceascam e projeta novo polo regional de abastecimento
2503 18h33Hospital Ferreira Machado realiza segunda captação de órgãos de 2026
2503 16h35CCZ realiza ações de bloqueio do Aedes aegypti com base na pesquisa Ovitrampas
2503 17h28Educação define nomes finalistas para escolha da identidade de seus mascotes
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
6Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto na próxima sexta-feira




















