Notícia no detalhe
Infectologista alerta sobre a importância de lavar as mãos
A infectologista Patrícia Pandolfi, gerente de departamento do Centro Regional de Vigilância e Controle de Infecção Hospitalar, da Superintendência Regional da Fundação Municipal de Saúde, ministrou nesta segunda-feira (23), uma palestra abordando a higiene nos serviços de saúde. Ela destacou a importância de se lavar as mãos, medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções na assistência à saúde. O evento foi realizado no auditório multimídia do Hospital Geral de Guarus (HGG).
O objetivo da palestra foi orientar e treinar os profissionais da área de saúde a respeito da rotina de controle da infecção, que será implantada nas seis unidades pré-hospitalares da FMS. A médica explicou que as mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos durante a assistência prestada aos pacientes. Segundo ela, a pele é um possível reservatório de diversos microrganismos que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto ou indireto, com objetos e superfícies contaminados.
- Estamos começando da forma mais básica e simples, mas que pode salvar vidas - ressalta Patrícia. “As mãos devem ser lavadas antes e depois do contato com o paciente. As unhas devem estar bem aparadas e se pintadas, dar preferência a cores claras. Os cabelos devem estar sempre presos. Outra medida importante é orientar os parentes dos pacientes a não sentar no leito”, destaca. Mais palestras neste sentido serão realizadas. A Fundação Municipal de Saúde divulgará as datas.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira