Notícia no detalhe
Horta Agroecológica vai produzir verduras, legumes e frutas
Foram concluídas nesta sexta-feira (27) as obras de implantação do Centro de Produção Agroecológica Integrada Sustentável, que conta inclusive com sistema de irrigação por gotejamento para as cultivares e galinheiro. O Centro de Produção vai funcionar com o sistema de Mandala, que compreende a produção consorciada. Na área preparada, junto da BR-101, nas proximidades do Shopping Estrada, vão ser produzidas verduras, legumes, frutas e criação de galinha caipira, sem custo, conforme ressalta o secretário de Agricultura e Pesca, Eduardo Crespo. O Centro servirá de vitrine para incentivar produtores da agricultura familiar que poderão comercializar a produção excedente no comércio e no Programa Merenda Escolar.
Eduardo explica que as aves serão criadas com custos reduzidos, pois vão ser alimentadas com resíduos dos alimentos produzidos no "Hortão", área modelo de 5.000m² que será cultivada por uma família com vocação para a atividade agrícola.
Frutíferas - Na próxima semana, será feita semeadura na área de produção de frutíferas. A equipe que trabalha no Planejamento Estratégico (com representantes da Secretaria de Agricultura e Educação) que trabalha em parceria com técnicos do Sebrae, aguardam a conclusão de pesquisa de mercado para definir quais as frutíferas viáveis para a produção comercial, levando-se em conta dados, como demanda, condições de armazenamento, transporte, entre outros, já que o programa visa a produção para consumo para as famílias que vão aderir ao programa e para a venda do excedente para a geração de renda familiar.
- Concluimos a preparação do Centro de Produção Agroecológica, inclusive, as instalações do sistema de irrigação e o galinheiro, que fica posicionado no entorno da área de produção de verduras e legumes, no sistema de Mandala, que proporciona a variedade de produção de alimentos, de forma integrada e sustentável. A criação de galinhas, além de absorver os detritos dos alimentos, também, receberão como ração o milho triturado produzido na própria área da Mandala. As aves também terão um função especial que é a de fazer o equilíbrio ambiental. Elas comem os insetos que tentam infestar as plantações e isso é importante para a qualidade da produção de alimento orgânico, que tem preço diferencial no mercado e agrega valor na renda das famílias - , detalhou Eduardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 27/10/2025 18:43:05 Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
- 27/10/2025 17:02:54 Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
- 27/10/2025 15:33:25 Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
- 27/10/2025 15:12:30 Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
- 27/10/2025 14:49:06 Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Acolhidos da Residência Inclusiva II em evento pelo Mês das Crianças
2710 17h02Uenf se consagra campeã geral da Liga Universitária Campista
2710 15h33Capacitação sobre reforma tributária reúne profissionais contábeis na Prefeitura
2710 15h12Últimos dias da Campanha Nacional de Multivacinação em Campos
2710 14h49Espaço da Oportunidade com 546 vagas de emprego neste início de semana
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
6Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos

















