Notícia no detalhe
Agricultura inicia silagem de milho para pequenos produtores
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca iniciou o trabalho de silagem do milho numa propriedade rural de Vila Nova, que funciona como unidade demonstrativa para pequenos produtores que estão interessados em assegurar a ração para o rebanho com menor custo quando chegar o período de estiagem. “A iniciativa, realizada pelo poder público, é pioneira em Campos. Essa iniciativa minimiza os custos da produção, ao mesmo tempo, que proporciona ao produtor um maior lucro na sua atividade leiteira", informa Eduardo Crespo.
O secretário de Agricultura e Pesca, Eduardo Crespo, informa que a silagem está sendo feita a partir da colheita do milho (pés com folhas, caule, pendão e espigas). Ele destaca que o milho colhido, agora, para fazer a silagem foi plantado em outubro e novembro pelos pequenos produtores, com apoio do Programa Campos Produz. Para o plantio, os produtores receberam sementes e máquinas para o plantio, com o apoio da prefeitura.
Eduardo explica, ainda, que a silagem que está sendo realizada consiste numa técnica nova, que utiliza máquinas de alta tecnologia para trituração, compactação e fermentação do milho, que será utilizado como ração de alto teor nutritivo por até seis meses, assegurando assim a saúde dos animais e a produtividade e qualidade do leite, durante o período de deficiência nas pastagens.
Como fazer a silagem - A máquina corta e tritura os pés de milho e deposita, diretamente, na carreta que ela vai rebocando. "O material é levado para uma área da propriedade, previamente preparada, para receber os pés de milho triturado. O local é preparado com a forragem de palha ou mato seco, ou uma lona, para evitar o contato com o solo”.
- Todo o milho triturado é espalhado sobre esta forração até ficar no formato de um colchão, de forma compactada pelo trator ou outro veículo, de forma a eliminar o ar. Depois, forra-se com outra lona e deve-se pressionar esta cobertura para que não fique bolsas de ar sob a lona. Nas bordas da lona, coloca-se terra, de forma que o material fique vedado, para que a fermentação do material triturado não tenha a presença de fungos que possa vir a prejudicar a qualidade da silagem. Desta forma, no período em que as pastagens ficam secas, o gado terá alimento nutritivo, que assegura a saúde dos bovinos e a boa produtividade do leite, com qualidade.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira