Notícia no detalhe
Horta Agroecológica inaugurada em instantes
Será inaugurada daqui a pouco, às 18h, a Horta Agroecológica, que integra o Programa de Campos Produz, que desenvolve ações para a produção de verduras, legumes e frutíferas, com base no princípio da produção agroecologicamente correta, que compreende a aplicação de técnicas que agregam várias atividades rurais sem agredir ao meio ambiente. A grande área de produção, denominada de "Hortão", foi preparada pela Secretaria de Agricultura e Pesca de Campos, nas proximidades do Shopping Estrada, e vai funcionar como uma unidade modelo para famílias de pequenos produtores rurais que já estão inseridos no programa, que utiliza o sistema mandala.
A produção é feita com irrigação e os resíduos da produção de verduras, legumes, e grãos (como milho) e frutíferas (como acerola e carambola) são utilizados para alimentar a criação de aves, como galinhas. Durante a solenidade, os participantes do curso de produção com técnicas da Agroecologia vão receber os certificados.
Para direcionar para a merenda escolar a produção dos primeiros 15 pequenos produtores
da agricultura familiar, as Secretarias de Agricultura e de Educação definem nesta quarta-feira, o calendário anual de produção para a merenda escolar, de forma que cada produtor inserido saiba o que terá que produzir (folhosas, legumes, e frutíferas), e as respectivas quantidades, durante as 52 semanas do ano letivo de 2012.
- Estamos trabalhando com a perspetiva de instalar pelo menos 40 unidades de produção tipo mandala no decorrer deste ano de 2012. Creio que vamos bater esta meta, porque conseguimos repassar a concepção do projeto para um bom número de agricultores da base de produção familiar, que estão interessados. Eles vão obter mais renda ao fornecer alimentos para a merenda escolar e para a rede de hortifrutis que temos em Campos, uma vez que a demanda do município por estes alimentos é tão imensa, que nossa cidade ainda importa 90% destes alimentos e olerículas – observou o secretário de Agricultura, Eduardo Crespo.
Conforme já está sendo denominada pelos pequenos produtores rurais inseridos no programa, o "Hortão" vai funcionar como uma unidade modelo para disseminar as novas técnicas que asseguram aumento da produtividade, com mais qualidade no cultivo de folhosas (verduras), raízes (cenoura, beterraba, entre outros); e legumes (pepino, pimentão, e outros alimentos in natura).
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















