Notícia no detalhe
Ronda Escolar terá continuidade em 2012
Temas como pedofilia, uso de drogas e danos à saúde, vandalismo, ameaças e desordens, entre outros são abordagens sócio-educativas já praticantes dentro do Programa Ronda Escolar, que é desenvolvido dentro do município há quase três anos, pela Guarda Civil Municipal. Para este ano, os trabalhos estarão sendo retomados, posteriormente, ao levantamento a ser feito no início do mês de março, do número de alunos que estão matriculados nos 134 estabelecimentos. Essas unidades de ensino pertencem às redes públicas municipal e estadual, onde o envolvimento entre palestrantes e pessoal de apoio é dado, a fim de criar uma sustentabilidade na preservação da segurança própria, da escola em si e das demais pessoas. Dessa forma, um elo de ligação mais estreito entre escola, seu corpo docente e operacional e as crianças e jovens, é fortalecido.
Dentro da cidade existem 63 unidades sendo atendidas pelo programa, implantado em abril de 2009, amparadas por uma viatura contendo dois guardas civis e mais duas motos patrulha que prestam serviços nos três turnos – manhã, tarde e noite. São ao todo oito homens e quatro componentes da GCM do sexo feminino utilizando quatro viaturas. Na área pertencente à Região Norte de Campos, o Ronda Escolar mantém um trabalho entre as 19 escolas cadastradas e que solicitam esse suporte. Na área catalogada como Sul, que atende ao distrito de Ururaí e adjacências, são hoje 15 estabelecimentos estudantis.
Trabalho conjunto – Todo esse trabalho do Programa Ronda Escolar tem, na verdade, conforme salienta o seu coordenador, o guarda civil municipal Eneci Paulo, todo um engajamento de serviços prestados por vários braços de instituições ligadas às políticas públicas direcionadas aos jovens. Sendo assim, Eneci enfatiza as parcerias mais do que bem vindas “de policiais do 8° Batalhão da Polícia Militar, do Conselho Tutelar, Fundação Municipal da Infância e da Juventude, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps/Ad) Ari Viana, pertencente à coordenação de Saúde Mental da secretaria municipal de Saúde”.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/09/2025 14:04:25 Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
- 07/09/2025 10:51:23 Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
- 07/09/2025 10:13:30 Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
- 06/09/2025 16:52:20 Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
- 06/09/2025 16:28:43 Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Desfile de 7 de Setembro lota o Cepop e reforça importância da pauta ambiental
0709 10h51Prefeito Wladimir Garotinho acompanha desfile da Independência no Cepop
0709 10h13Saúde reforça descentralização do atendimento da tuberculose nas UBS de Campos
0609 16h52Sábado de praia lotada no 13º Festival de Petiscos de Farol de São Tomé
0609 16h28Guarda Civil Municipal realiza curso de formação para atuação no GOC
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
5Semana da Juventude com programação especial a partir de segunda
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira