Notícia no detalhe
Ronda Escolar terá continuidade em 2012
Temas como pedofilia, uso de drogas e danos à saúde, vandalismo, ameaças e desordens, entre outros são abordagens sócio-educativas já praticantes dentro do Programa Ronda Escolar, que é desenvolvido dentro do município há quase três anos, pela Guarda Civil Municipal. Para este ano, os trabalhos estarão sendo retomados, posteriormente, ao levantamento a ser feito no início do mês de março, do número de alunos que estão matriculados nos 134 estabelecimentos. Essas unidades de ensino pertencem às redes públicas municipal e estadual, onde o envolvimento entre palestrantes e pessoal de apoio é dado, a fim de criar uma sustentabilidade na preservação da segurança própria, da escola em si e das demais pessoas. Dessa forma, um elo de ligação mais estreito entre escola, seu corpo docente e operacional e as crianças e jovens, é fortalecido.
Dentro da cidade existem 63 unidades sendo atendidas pelo programa, implantado em abril de 2009, amparadas por uma viatura contendo dois guardas civis e mais duas motos patrulha que prestam serviços nos três turnos – manhã, tarde e noite. São ao todo oito homens e quatro componentes da GCM do sexo feminino utilizando quatro viaturas. Na área pertencente à Região Norte de Campos, o Ronda Escolar mantém um trabalho entre as 19 escolas cadastradas e que solicitam esse suporte. Na área catalogada como Sul, que atende ao distrito de Ururaí e adjacências, são hoje 15 estabelecimentos estudantis.
Trabalho conjunto – Todo esse trabalho do Programa Ronda Escolar tem, na verdade, conforme salienta o seu coordenador, o guarda civil municipal Eneci Paulo, todo um engajamento de serviços prestados por vários braços de instituições ligadas às políticas públicas direcionadas aos jovens. Sendo assim, Eneci enfatiza as parcerias mais do que bem vindas “de policiais do 8° Batalhão da Polícia Militar, do Conselho Tutelar, Fundação Municipal da Infância e da Juventude, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), o Centro de Referência e Assistência Social (Cras) e o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps/Ad) Ari Viana, pertencente à coordenação de Saúde Mental da secretaria municipal de Saúde”.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2026 19:33:53 Campos conquista dois troféus em edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
- 30/04/2026 19:32:44 FCJOL abre credenciamento para cervejarias artesanais e food trucks no Rock Goitacá
- 30/04/2026 19:25:56 Classificação final para estágio na Procuradoria do Município é divulgada
- 30/04/2026 17:31:48 Dia do Trabalhador: Celebração reúne servidores de diferentes secretarias
- 30/04/2026 15:32:19 Dia do Trabalhador celebrado pelo prefeito Frederico Paes, secretários e convidados
Campos conquista dois troféus em edição do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora
3004 19h32FCJOL abre credenciamento para cervejarias artesanais e food trucks no Rock Goitacá
3004 19h25Classificação final para estágio na Procuradoria do Município é divulgada
3004 17h31Dia do Trabalhador: Celebração reúne servidores de diferentes secretarias
3004 15h32Dia do Trabalhador celebrado pelo prefeito Frederico Paes, secretários e convidados
Prefeito anuncia processo seletivo da Assistência Social com 236 vagas
2Prefeitura amplia segurança com contratação de vigias patrimoniais
3Agendamento on-line para atualização do CadÚnico aberto nesta sexta-feira
4Cartão de confirmação do concurso da Educação já está disponível para consulta
5Prefeitura abre inscrições para processo seletivo da Assistência Social na segunda
6Prefeitura divulga lista de inscritos e convoca nova turma para curso da Guarda




















