Notícia no detalhe
Programa que incentiva avicultura empresarial tem unidade modelo
A unidade modelo da mini granja do Programa Campos Produz +Frango já desperta o interesse de vários pequenos produtores rurais. É que os 500 pintos colocados no galpão da mini granja, na Secretaria de Agricultura e Pesca, cresceram em pouco mais de 40 dias e ultrapassam a um quilo, estando em poucos dias praticamente pronto para o abate. O secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, informa que a unidade piloto do Programa de Desenvolvimento da Avicultura (Campos Produz +Frango) funciona em área contígua da Escola Técnica Agrícola Antônio Sarlo e está aberta à visitação para conhecimento das formas de manejo das aves e para conhecimento das instalações.
- A implantação de cada unidade é feita em parceria com o Sindicato dos Ceramistas e pequenas metalúrgicas da Baixada Campista. Para baratear os custos da montagem da mini granja, é preciso ter tijolos e, graças à parceria com o Sindicato dos Ceramistas, conseguimos reduzir os custos. Assim, obtivemos tijolos requeimados a preço de custo. O tijolo é bom para assegurar que as paredes das instalações do galpão não fiquem frágeis nem com tanta umidade. A construção dos galpões das mini granjas é viabilizada também graças à parceria que firmamos com pequenas metalúrgicas da Baixada Campista, que recortam, dobram e soldam materiais recicláveis obtidos de plataformas da Petrobras na Bacia de Campos - informou Eduardo Crespo.
Também foi firmado parceria com a Uenf e com a Cooperativa Agroindustrial do Rio de Janeiro para uso de bagaço de cana desfibrada, como ração alternativa, que tem pequeno teor de sacarose e não apresenta problemas de nutrição para os frangos, conforme acompanhamento com técnicos do CCTA (Centro de Ciência de Tecnologia para a Agricultura), que já observaram que o bagaço desfibrado não deixa proliferar fungos. O alimento é de baixo custo. A parceria visa proporcionar instalação de micro granjas para a introdução da avicultura nas propriedades rurais de 20 pequenos produtores que vão estar integrados ao programa Campos Produz + Frango nesta fase inicial.
Dimensões dos galpões - Eduardo destaca que os pequenos galpões vão ter em média 140m² e serão construídos com alvenaria e superestrutura e cobertura metálica. Ele explica que os galpões que vão abrigar as micro granjas obedecem critérios técnicos direcionados a assegurar a climatização com temperatura ideal para o desenvolvimento das aves. "As paredes dos galpões serão de tijolos requeimados e terão altura adequada para ajudar no controle da ventilação, radiação, temperatura e umidade do ambiente onde os pintos serão criados, de forma a estarem prontos para o abate entre 42 e 45 dias", detalhou Eduardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira