Notícia no detalhe
Prefeitura incentiva plantio de sorgo doce
Não só da cana, do milho ou da mandioca se faz o etanol, mas também do sorgo sacarino, ou sorgo doce, que tem ciclo de produção de, apenas, quatro meses, ao passo que a cana-de-açúcar tem ciclo de um ano. Através da Secretaria de Agricultura e Pesca, a Prefeitura de Campos iniciou as ações do Programa Campos Produz + Etanol, um projeto piloto inédito em todo estado do Rio. Na última sexta-feira (17) foi iniciada a semeadura de grãos de sorgo numa área modelo, com 10 hectares na região de Abadia. O secretário de Agricultura, Eduardo Crespo informa que o objetivo do Programa Campos Produz + Etanol é o de otimizar o setor sucroalcooleiro, com o aumento da safra em mais um mês de produção.
O resultado prático que se busca com essa rotação de cultura com o sorgo é a geração de mais emprego e mais renda nas mesmas áreas de produção de cana, com melhor aproveitamento dos implementos agrícolas e do parque industrial, já que quando acabar a safra de cana, em dezembro, inicia-se a semeadura dos grãos do sorgo, ao passo que as usinas poderão iniciar a safra um mês mais cedo, ou seja, no final de março e início de abril.
Parcerias - Eduardo Crespo destaca que, para implementar o Programa Campos Produz + Etanol, a secretaria de Agricultura e Pesca viabilizou parceria com a Asflucan (Associação Fluminense dos Plantadores de Cana), que identifica os produtores interessados no cultivo rotativo e disponibiliza máquinas plantadeiras; com a Monsanto, maior empresa de pesquisa da iniciativa privada e produtora de sementes de qualidade, que doou sementes para o plantio da área de 10 mil hectares; e com a Coagro (Cooperativa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro), que disponibiliza máquinas para a colheita do sorgo, e fará o processamento para extrair o caldo e produzir o etanol, na mesma cadeia de produção do etanol derivado da cana-de-açúcar.
"O sorgo sacarini, ou sorgo doce, tem alto teor de sacarose e pode ser colhido a partir do terceiro mês após o plantio, mas atinge o ponto ideal de colheita com 120 dias. Através de um trabalho em parceria dos técnicos da secretaria de Agricultura, da Asflucan e da Coagro, buscamos fazer a sinergia de forma a adequar as condições agronômicas para obtermos o melhor resultado. Esta variedade de sorgo atinge o melhor teor de sacarose, no período que a cana ainda não tem. Por isso, o sorgo será colhido com um mês antes da cana e propocionará futuramente que o setor sucroalcooleiro tenha duas safras anualmente", observou Edurardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















