Notícia no detalhe
Prefeitura incentiva plantio de sorgo doce
Não só da cana, do milho ou da mandioca se faz o etanol, mas também do sorgo sacarino, ou sorgo doce, que tem ciclo de produção de, apenas, quatro meses, ao passo que a cana-de-açúcar tem ciclo de um ano. Através da Secretaria de Agricultura e Pesca, a Prefeitura de Campos iniciou as ações do Programa Campos Produz + Etanol, um projeto piloto inédito em todo estado do Rio. Na última sexta-feira (17) foi iniciada a semeadura de grãos de sorgo numa área modelo, com 10 hectares na região de Abadia. O secretário de Agricultura, Eduardo Crespo informa que o objetivo do Programa Campos Produz + Etanol é o de otimizar o setor sucroalcooleiro, com o aumento da safra em mais um mês de produção.
O resultado prático que se busca com essa rotação de cultura com o sorgo é a geração de mais emprego e mais renda nas mesmas áreas de produção de cana, com melhor aproveitamento dos implementos agrícolas e do parque industrial, já que quando acabar a safra de cana, em dezembro, inicia-se a semeadura dos grãos do sorgo, ao passo que as usinas poderão iniciar a safra um mês mais cedo, ou seja, no final de março e início de abril.
Parcerias - Eduardo Crespo destaca que, para implementar o Programa Campos Produz + Etanol, a secretaria de Agricultura e Pesca viabilizou parceria com a Asflucan (Associação Fluminense dos Plantadores de Cana), que identifica os produtores interessados no cultivo rotativo e disponibiliza máquinas plantadeiras; com a Monsanto, maior empresa de pesquisa da iniciativa privada e produtora de sementes de qualidade, que doou sementes para o plantio da área de 10 mil hectares; e com a Coagro (Cooperativa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro), que disponibiliza máquinas para a colheita do sorgo, e fará o processamento para extrair o caldo e produzir o etanol, na mesma cadeia de produção do etanol derivado da cana-de-açúcar.
"O sorgo sacarini, ou sorgo doce, tem alto teor de sacarose e pode ser colhido a partir do terceiro mês após o plantio, mas atinge o ponto ideal de colheita com 120 dias. Através de um trabalho em parceria dos técnicos da secretaria de Agricultura, da Asflucan e da Coagro, buscamos fazer a sinergia de forma a adequar as condições agronômicas para obtermos o melhor resultado. Esta variedade de sorgo atinge o melhor teor de sacarose, no período que a cana ainda não tem. Por isso, o sorgo será colhido com um mês antes da cana e propocionará futuramente que o setor sucroalcooleiro tenha duas safras anualmente", observou Edurardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
- 30/04/2025 08:48:54 Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
- 30/04/2025 08:40:08 Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
- 30/04/2025 08:11:30 PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
3004 08h48Dia do Trabalhador: Cidade da Criança com diversão garantida no feriado
3004 08h40Brilha Campos em seis localidades da Baixada Campista
3004 08h11PSE e Estácio realizam ação em escola do Nova Brasília
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18