Notícia no detalhe
Prefeitura incentiva plantio de sorgo doce
Não só da cana, do milho ou da mandioca se faz o etanol, mas também do sorgo sacarino, ou sorgo doce, que tem ciclo de produção de, apenas, quatro meses, ao passo que a cana-de-açúcar tem ciclo de um ano. Através da Secretaria de Agricultura e Pesca, a Prefeitura de Campos iniciou as ações do Programa Campos Produz + Etanol, um projeto piloto inédito em todo estado do Rio. Na última sexta-feira (17) foi iniciada a semeadura de grãos de sorgo numa área modelo, com 10 hectares na região de Abadia. O secretário de Agricultura, Eduardo Crespo informa que o objetivo do Programa Campos Produz + Etanol é o de otimizar o setor sucroalcooleiro, com o aumento da safra em mais um mês de produção.
O resultado prático que se busca com essa rotação de cultura com o sorgo é a geração de mais emprego e mais renda nas mesmas áreas de produção de cana, com melhor aproveitamento dos implementos agrícolas e do parque industrial, já que quando acabar a safra de cana, em dezembro, inicia-se a semeadura dos grãos do sorgo, ao passo que as usinas poderão iniciar a safra um mês mais cedo, ou seja, no final de março e início de abril.
Parcerias - Eduardo Crespo destaca que, para implementar o Programa Campos Produz + Etanol, a secretaria de Agricultura e Pesca viabilizou parceria com a Asflucan (Associação Fluminense dos Plantadores de Cana), que identifica os produtores interessados no cultivo rotativo e disponibiliza máquinas plantadeiras; com a Monsanto, maior empresa de pesquisa da iniciativa privada e produtora de sementes de qualidade, que doou sementes para o plantio da área de 10 mil hectares; e com a Coagro (Cooperativa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro), que disponibiliza máquinas para a colheita do sorgo, e fará o processamento para extrair o caldo e produzir o etanol, na mesma cadeia de produção do etanol derivado da cana-de-açúcar.
"O sorgo sacarini, ou sorgo doce, tem alto teor de sacarose e pode ser colhido a partir do terceiro mês após o plantio, mas atinge o ponto ideal de colheita com 120 dias. Através de um trabalho em parceria dos técnicos da secretaria de Agricultura, da Asflucan e da Coagro, buscamos fazer a sinergia de forma a adequar as condições agronômicas para obtermos o melhor resultado. Esta variedade de sorgo atinge o melhor teor de sacarose, no período que a cana ainda não tem. Por isso, o sorgo será colhido com um mês antes da cana e propocionará futuramente que o setor sucroalcooleiro tenha duas safras anualmente", observou Edurardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 25/10/2025 18:40:55 Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
- 25/10/2025 16:21:55 Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
- 25/10/2025 16:14:54 Saúde leva atendimento odontológico domiciliar a pacientes acamados em Campos
- 25/10/2025 15:19:18 Legado do pintor Denancy Anomal é exaltado em exposição no Museu Histórico
- 25/10/2025 14:16:49 Limpeza de canais em Pintangueira reforça segurança hídrica e apoio à produção rural
Hospital São José promove Outubro Rosa com programação especial
2510 16h21Teatro de Bolso recebe “Princípio da Incerteza” e “O Susto” neste domingo
2510 16h14Saúde leva atendimento odontológico domiciliar a pacientes acamados em Campos
2510 15h19Legado do pintor Denancy Anomal é exaltado em exposição no Museu Histórico
2510 14h16Limpeza de canais em Pintangueira reforça segurança hídrica e apoio à produção rural
Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
2Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
3Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















