Notícia no detalhe
Prefeitura incentiva plantio de sorgo doce
Não só da cana, do milho ou da mandioca se faz o etanol, mas também do sorgo sacarino, ou sorgo doce, que tem ciclo de produção de, apenas, quatro meses, ao passo que a cana-de-açúcar tem ciclo de um ano. Através da Secretaria de Agricultura e Pesca, a Prefeitura de Campos iniciou as ações do Programa Campos Produz + Etanol, um projeto piloto inédito em todo estado do Rio. Na última sexta-feira (17) foi iniciada a semeadura de grãos de sorgo numa área modelo, com 10 hectares na região de Abadia. O secretário de Agricultura, Eduardo Crespo informa que o objetivo do Programa Campos Produz + Etanol é o de otimizar o setor sucroalcooleiro, com o aumento da safra em mais um mês de produção.
O resultado prático que se busca com essa rotação de cultura com o sorgo é a geração de mais emprego e mais renda nas mesmas áreas de produção de cana, com melhor aproveitamento dos implementos agrícolas e do parque industrial, já que quando acabar a safra de cana, em dezembro, inicia-se a semeadura dos grãos do sorgo, ao passo que as usinas poderão iniciar a safra um mês mais cedo, ou seja, no final de março e início de abril.
Parcerias - Eduardo Crespo destaca que, para implementar o Programa Campos Produz + Etanol, a secretaria de Agricultura e Pesca viabilizou parceria com a Asflucan (Associação Fluminense dos Plantadores de Cana), que identifica os produtores interessados no cultivo rotativo e disponibiliza máquinas plantadeiras; com a Monsanto, maior empresa de pesquisa da iniciativa privada e produtora de sementes de qualidade, que doou sementes para o plantio da área de 10 mil hectares; e com a Coagro (Cooperativa Agropecuária do Estado do Rio de Janeiro), que disponibiliza máquinas para a colheita do sorgo, e fará o processamento para extrair o caldo e produzir o etanol, na mesma cadeia de produção do etanol derivado da cana-de-açúcar.
"O sorgo sacarini, ou sorgo doce, tem alto teor de sacarose e pode ser colhido a partir do terceiro mês após o plantio, mas atinge o ponto ideal de colheita com 120 dias. Através de um trabalho em parceria dos técnicos da secretaria de Agricultura, da Asflucan e da Coagro, buscamos fazer a sinergia de forma a adequar as condições agronômicas para obtermos o melhor resultado. Esta variedade de sorgo atinge o melhor teor de sacarose, no período que a cana ainda não tem. Por isso, o sorgo será colhido com um mês antes da cana e propocionará futuramente que o setor sucroalcooleiro tenha duas safras anualmente", observou Edurardo Crespo.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira