Notícia no detalhe
HFM salva vida de paciente picado por Viúva Negra
Um caso raro de picada de aranha viúva negra por pouco não leva à morte o trabalhador rural Amaro Pessanha da Conceição, de 36 anos. No dia dois deste mês, o rapaz fazia serviço de capina numa área rural do município de Quissamã, quando foi picado pelo animal na parte de trás do pescoço. Amaro conseguiu matar a aranha e trazê-la junto consigo ao Hospital Ferreira Machado, onde foi internado. A identificação da aranha foi determinante em todo o processo de tratamento do paciente. Embora exista viúva negra tanto em Campos quanto Quissamã, este foi o primeiro caso de picada deste tipo de aranha tratado pelo hospital.
Amaro ainda chegou lúcido ao HFM, mas logo depois já sentia os sintomas provocados pelo veneno de umas das aranhas mais perigosas: contrações musculares generalizadas, sudorese, desorientação, agitação psicomotora, insuficiências respiratória e renal. Segundo o médico Telmo Garcia, gerente do núcleo de Epidemiologia do Hospital Ferreira Machado, o paciente apresentou a forma mais grave dos sintomas. “Talvez em virtude de reação alérgica ou da quantidade de veneno expelido pela aranha”, explica.
Amaro da Conceição foi internado na UTI e respirava com ajuda de aparelhos. Ele recebeu soro antiaracnídeo – o mesmo usado em casos de picadas de outros tipos de aranhas – só que em doses superiores. De acordo com informações do Instituto Vital Brasil, o soro antilatrodéctico (específico para picadas de viúva negra), não é mais fabricado no Brasil desde 2005, em virtude da raridade de casos confirmados de ataques deste tipo de aranha.
O trabalhador rural continua internado na UTI do HFM e desde esta última quinta-feira (08) já respira sem ajuda de aparelhos, está lúcido e não sente mais as reações do veneno do aracnídeo. Ele recebeu hidratação vigorosa, reposição de cálcio, sedativos e relaxante muscular. Depois de passar por alguns testes de avaliação, deverá receber alta dentro de poucos dias e retornar às suas atividades.
O médico Telmo Garcia informou que a aranha trazida pelo paciente será entregue ao Instituto Vital Brasil para estudo e identificação da espécie.
Viúva Negra
A viúva negra é uma espécie de aranha extremamente perigosa. Sua picada pode, quase sempre, ser fatal devido ao seu concentrado veneno. Seu nome se origina do seu acasalamento que, após a cópula com o macho da mesma espécie, acaba por matá-lo e, em alguns casos mais distantes, consumi-lo como alimento.
São aranhas pequenas, de aproximadamente 2 cm (os machos são bem menores que a fêmea). Possuem o abdômen globoso, apresentando no ventre uma mancha vermelha em forma de ampulheta que caracteriza essa espécie. Não são agressivas, picam somente quando comprimidas ao corpo, como por exemplo quando calçamos um sapato, ou colocamos um boné. Podem ser encontradas em vegetação arbustiva e perto de residências. Elas podem tecer teias e costumam ficar em ambientes escuros e frescos.
Logo após a picada, aproximadamente depois de 35 minutos, inicia-se uma dor local, do tipo mialgia, de intensidade e extensão variáveis, sudorese, agitação psicomotora. Podem ocorrer também a taquicardia, hipertensão arterial e arritmias cardíacas, dores abdominais, cãibras. O veneno da viúva negra tem ação neurotóxica. Vítimas como crianças, pessoas com cardiopatias, gestantes e idosos, são considerados grupo de risco, devendo o tratamento ser mais intensificado devido à probabilidade de posteriores complicações.
Últimas Notícias adicionadas
- 08/01/2025 09:31:58 Em quatro anos, PreviCampos realizou mais de 40 mil atendimentos
- 08/01/2025 08:42:27 Covid-19: Idosos e gestantes passam a fazer parte do esquema vacinal de rotina
- 08/01/2025 08:24:41 Liberado resultado preliminar do processo seletivo da Educação no Portal PAE
- 07/01/2025 19:41:05 Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
- 07/01/2025 17:51:59 Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
Em quatro anos, PreviCampos realizou mais de 40 mil atendimentos
0801 08h42Covid-19: Idosos e gestantes passam a fazer parte do esquema vacinal de rotina
0801 08h24Liberado resultado preliminar do processo seletivo da Educação no Portal PAE
0701 19h41Chuvas acima de 55mm no intervalo de duas horas em localidades do norte de Campos
0701 17h51Museu Histórico aberto ao público de terça a sexta-feira, em janeiro e fevereiro
Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
2Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
3Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6Cadastro Único: agendamento para atualização abrirá toda sexta-feira