Notícia no detalhe
Apoio ao cultivo de aipim tem resultados positivos
Os trabalhos do Programa Campos Produz + Aipim, realizados pela Secretaria de Agricultura e Pesca, há cinco meses, já apresentam resultados positivos nas propriedades dos pequenos produtores rurais e nas glebas das famílias dos assentamentos do Incra. Além de ceder tratores, arados grades, para preparar o solo, a Secretaria de Agricultura também cedeu moderna plantadeira de rama de aipim, que proporciona aos pequenos produtores a retomada do cultivo, que já apresenta resultados positivos, com elevada produtividade e raízes de qualidade, conforme constatou pessoalmente o secretário de Agricultura, Eduardo Crespo, numa das glebas do Núcleo I do Assentamento Zumbi dos Palmares.
Na gleba da assentada Vilma Pereira, o secretário conferiu o resultado das novas técnicas de plantio que foram aplicadas, com o plantio da rama de aipim, realizado com um implemento agrícola, desenvolvido exclusivamente para plantio da rama do aipim.
"A aquisição desta máquina plantadeira é verdadeiramente uma mão na roda para o pequeno produtor, que em pouco tempo de trabalho do maquinário, vê toda sua área disponível para o cultivo do aipim já plantada. Os resultados são muito positivos porque além de ganhar agilidade no plantio, já constamos a alta produtividade, e a colheita generosa de aipim vai agregar valor, porque além de vender a raiz in natura, será processado no seio familiar para a produção de bolos, tapioca, biju e de pratos da culinária regional", observa Eduardo Crespo.
A cultura do aipim, como praticamente todas culturas da nossa região, necessitam da chuva, que vezes atrasa, como no veranico que estávamos passando, é preciso fazer fazer o preparo da terra e do solo de forma imediata, assim que começa a chover, do contrário, se perde o prazo de fazer o plantio, devido ao quadrante da lua e outros fatores", desstaca Eduardo Crespo.
O secretário acrescentou que a mecanização da lavoura do pequeno produtor é muito importante para que ele tenha condições de lidar com as variações do tempo e não perder as oportunidades de plantio na ocasião apropriada.
Últimas Notícias adicionadas
- 04/03/2026 20:27:50 Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
- 04/03/2026 18:20:27 VISA/Campos realiza palestra educativa em preparação para o Prefeitura em Ação
- 04/03/2026 18:06:18 Moradores de Santo Eduardo e da região norte são atendidos pelo “Social + Perto”
- 04/03/2026 17:37:10 PSE abre ciclo de atividades na escola que recebe o Prefeitura em Ação no sábado
- 04/03/2026 16:23:19 Desenvolvimento Econômico presente no Prefeitura em Ação do Parque Santa Rosa
Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar
0403 18h20VISA/Campos realiza palestra educativa em preparação para o Prefeitura em Ação
0403 18h06Moradores de Santo Eduardo e da região norte são atendidos pelo “Social + Perto”
0403 17h37PSE abre ciclo de atividades na escola que recebe o Prefeitura em Ação no sábado
0403 16h23Desenvolvimento Econômico presente no Prefeitura em Ação do Parque Santa Rosa
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Inscrições para o concurso da Educação terminam às 16h desta terça
5Campos divulga programação cultural e carnavalesca de 11 a 17 de fevereiro
6Prefeitura reforça equipes da Saúde e Segurança com convocação de 250 aprovados





















