Notícia no detalhe
Guarda Ambiental : GCM capacita novo grupamento
Um novo grupamento na Guarda Civil Municipal (GCM) se capacita a partir desta segunda (19) para atuar em favor do Meio Ambiente: a Guarda Ambiental. Em parceria com a secretaria de Meio Ambiente, a Guarda Ambiental vai atuar na proteção e fiscalização das ações ligadas ao Meio Ambiente no município, cumprindo o decreto 255/2009 publicado em Diário Oficial e instituído pela Prefeita Rosinha Garotinho.
Segundo o coordenador do curso de Capacitação Ambiental, o GCM Genivaldo Lisboa, a Guarda Ambiental vai atuar como um reforço das ações da secretaria de Meio Ambiente. " Este novo segmento da proteção ao meio ambiente no município surgiu a partir do Conselho Municipal de Meio Ambiente, no qual a GCM também participa com conselheiros. A função da deste novo grupamento, é proteger e fiscalizar as ações ligadas ao meio ambiente em parceria com a secretaria de Meio Ambiente", destaca.
Cerca de 30 guardas participaram da aula de "Introdução ao Meio Ambiente", durante a manhã, com o professor Marcio Barbosa, integrante do Conselho de Meio Ambiente. À tarde, os alunos estão contando com a aula de "Educação Ambiental", com a professora de História e Geografia, Neusa Regina Barros Bastos. As aulas acontecem de segunda a sexta, até o dia 29 de março.
O chefe de Divisão da secretaria de Meio Ambiente, Carlos Ronald Macabu, explica que o município já possui em sua Política Municipal de Meio Ambiente, órgãos como a secretaria de Meio Ambiente, o Conselho Municipal de Meio Ambiente, o Fundo Municipal de Meio Ambiente e, agora, a Guarda Ambiental, que vem somar as ações ligadas ao Meio Ambiente no município.
Um dos Guardas Civis Municipais participantes da capacitação para Guarda Ambiental, o estudante de Engenharia Ambiental, Eduardo Teixeira, diz que está aproveitando a experiência dos professores na área de Meio Ambiente para aprender ainda mais a respeito do assunto e contribuir para a fiscalização do município. “Além de aprender sobre meio ambiente e atuar na defesa dele, podemos ainda passar nossos conhecimentos para outros Guardas Civis Municipais", ressalta.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 21:50:40 Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
- 17/11/2025 17:22:16 Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
- 17/11/2025 17:13:06 Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
- 17/11/2025 16:44:09 Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
- 17/11/2025 16:23:56 Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
Frederico Paes entrega UBSF de Conselheiro que contará com duas equipes de ESF
1711 17h22Campos sedia capacitação estadual sobre execução financeira no SUAS
1711 17h13Com foco em crédito e formalização, Prefeitura realiza encontro com artesãos
1711 16h44Prefeito em exercício Frederico Paes faz reunião de gestão e planejamento
1711 16h23Defesa Civil em reunião de alinhamento do Plano de Contingência de Chuvas Intensas
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















