Notícia no detalhe
Meio Ambiente lança campanha de preservação da água
No Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente lançou nesta quinta-feira (22) o projeto “Água Vale Ouro” e a campanha “O uso da água: o bom exemplo começa em casa”. A cerimônia de lançamento ocorreu no auditório Amaro Prata Tavares, no Palácio da Cultura. Em 2012, o tema do Dia Mundial da Água é “Segurança da Água e da Comida”, com a preocupação voltada para o aumento da população e falta de recursos.
O secretário de Meio Ambiente, Frederico Paes, explicou que um dos grandes problemas que a população campista enfrenta é o despejo, de forma inadequada, do óleo de fritura no sistema de esgoto, provocando o entupimento e prejuízos para o município. Segundo ele, através da parceria com a Secretaria Municipal de Educação, a campanha começa a ser executada em cinco escolas municipais. Ele explicou que cada aluno que levar para a escola dois litros de óleo de fritura ganhará um dos 3.600 livros de caça-palavras doados para a secretaria.
O secretário informou ainda que, através de um trabalho desenvolvido com a Estação Experimental de Campos (EEC) da Pesagro-Rio, o óleo de fritura coletado será transformado em biodiesel. “O biodiesel é mais ecológico e menos poluente, e poderá ser utilizado para abastecer a frota de veículos da Prefeitura de Campos. Futuramente, empresas de coletivos poderão abraçar essa campanha. Esta é uma forma de estarmos garantindo mais qualidade de vida à população, pois cada litro de óleo polui um milhão de litro de água”, comentou Frederico, esclarecendo que a Concessionária Águas do Paraíba também aderiu ao projeto.
A coordenadora do Departamento de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, Eliana Garcia, informou que, cada escola, terá um coordenador responsável para estar coletando as garrafas de dois litros de óleo de fritura e encaminhando-as para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente. As primeiras escolas da rede municipal a participarem da campanha são: Pequeno Frederico (Ururaí), Presidente Castelo Branco (Pecuária), Ferroviário Jacy da Silva Barbeto (Parque Ferroviário), Instituto Professor São José (Lapa) e Sebastiana Machado Silva (Parque Aurora).
Para a aluna da quarta série da Escola Municipal Pequeno Frederico, Liandra da Silva Corrêa, 11 anos, a água é um bem finito e a população deve preservar cada vez mais. “Eu vou fazer a minha parte e coletar a maior quantidade de óleo possível. Assim estarei contribuindo para o meio ambiente”, comentou.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18