Notícia no detalhe
Emergência em Casa: mais de 3 mil atendimentos em quatro meses
O Programa Emergência em Casa, da Secretaria Municipal de Saúde, realizou, em menos de quatro meses de funcionamento, mais de 3 mil atendimentos, dos quais 1.508 foram resolvidos pelo próprio telefone, por médicos reguladores, o que representa 45% dos casos. Cerca de 700 chamados foram resolvidos na casa do paciente, enquanto outras 635 solicitações tiveram que ser encaminhadas para uma unidade de saúde.
Foi o caso da dona-de-casa, Ilda Sardinha, de 79 anos. Ela caiu em sua própria residência, cortando-se, ao bater com a cabeça na cadeira, segundo o filho da idosa, Adilson Sardinha. “O Emergência em Casa é um dos melhores programas que a Prefeita Rosinha já criou, ajuda realmente a quem precisa. Foi um socorro muito grande quando minha mãe precisou”, disse Adilson.
Segundo o vice-Prefeito, Doutor Chicão, o Programa funciona 24 horas por dia, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Conta com 20 técnicos de enfermagem e 42 médicos, sendo 35 na Central de Regulação Médica de Guarus e 7 em Baixa Grande, na Baixada Campista, além de motoristas e atendentes amplamente capacitados para lidarem com situações de urgência.
- O pólo de Guarus, primeiro a ser implantado na cidade, em dezembro do ano passado, atende as comunidades de Guarus até a localidade de Nova Canaã, no Km 10. Já o pólo da Baixada Campista vai de Donana a Farol de São Tomé. O programa vem contribuindo para diminuir os índices de mortalidade do município, pois oferece atendimento médico de urgência em casa, através de chamados pelo telefone 192 - lembrou o vice-prefeito.
Os maiores chamados são para resolver problemas de hipertensão e mulheres em trabalho de parto, como informou o secretário de Saúde, Paulo Hirano. “As próximas localidades a receberem o Programa serão o Centro e Morro do Coco”, adiantou Hirano. Para a médica reguladora e geriatra Shirley Barreto de Lao, é um privilégio trabalhar no programa. “É muito positivo. Através do programa, é possível adquirir um vínculo mais estreito com a família do paciente. Assim, desenvolvemos um trabalho mais humanitário”, destacou.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 20:39:08 FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
- 23/03/2026 17:59:47 Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
- 23/03/2026 17:29:07 Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
- 23/03/2026 16:38:53 Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
- 23/03/2026 16:29:17 Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
2303 17h59Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
2303 17h29Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
2303 16h38Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
2303 16h29Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















