Notícia no detalhe
Campeão olímpico no Dia Mundial de Conscientização do Autismo
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo, conhecido como o Dia ”A”, foi comemorado em Campos nesta segunda-feira (02), no Jardim São Benedito, com participação do medalhista olímpico, Robson Caetano, o embaixador da Special Olympics Brasil, que veio à cidade especialmente para participar do evento. A comemoração foi realizada pela Secretaria da Família e Assistência Social.
Segundo Robson Caetano, toda equipe da Special Olympics tem uma preocupação muito grande com a inserção social desses jovens que sofrem por conta dessa inabilidade física. E eles, acrescenta o medalhista, mais do que ninguém, precisam receber um abraço de todos. “Autista são pessoas que expressam suas verdades e quando querem alguma coisa temos que atendê-los. São seres humanos sensacionais. Essas crianças, principalmente quando se refere ao esporte em geral, são verdadeiros campeões”, finalizou o medalhista.
O vice-prefeito Doutor Chicão afirma que este é um dia muito especial, porque trata-se da conscientização sobre a síndrome. “O município não poderia deixar de estar inserido neste contexto mundial. Eu, como médico e pediatra, fico feliz pelo foco que está sendo dado a essa doença tão difícil de diagnosticar e controlar. A inserção precoce do autista no esporte é muito importante para o seu desenvolvimento”, afirma o vice-prefeito.
A secretária da Família e Assistência Social, Izaura Freire, diz que há tempos que Campos vem trabalhando no sentido de conscientizar a população sobre a síndrome e orientá-las para o meio social. Prova disso é a implantação do Campos para Todos, único equipamento público que trabalha com crianças portadoras de diferentes deficiências. “O governo Rosinha tem essa preocupação, de inclusão social, e é isso que promove no seu dia a dia, através do Campos para Todos, além de programas e projetos”, finaliza a secretária.
Depoimento – “Descobri que meu filho era portador de autismo quando ele entrou para a creche, aos 3 anos de idade. Ele não se relacionava com outras crianças, não comia e vivia isolado. Depois de muito tratamento com psicólogos, fonoaudiólogos, entre muitos outros, hoje meu filho está bem melhor. Ainda falta muito mas, devido ao que ele apresentava antes do tratamento, posso afirmar que obteve uma recuperação de 60%”, disse Ana Cristina Barbosa, mãe de Luiz Gabriel Barbosa, de 7 anos.
Últimas Notícias adicionadas
- 07/11/2025 19:34:20 City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
- 07/11/2025 18:45:12 Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
- 07/11/2025 17:45:32 Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
- 07/11/2025 16:19:52 Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
- 07/11/2025 15:54:16 Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
City Tour da programação do Festival Doces Palavras cancelado
0711 18h45Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
0711 17h45Tratamento para dependência de álcool e droga debatido em Seminário nesta sexta
0711 16h19Centro Municipal de Imunização e Testes de Triagem Neonatal fechado neste sábado
0711 15h54Bibliotecas de Campos recebem doações de livros para ampliar acervo
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
3Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31
4Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
5Publicada lei que regulamenta cessão de servidores da Prefeitura de Campos
6Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação

















