Notícia no detalhe
Saúde orienta usuários sobre medicamentos de baixa validade
A Secretaria de Saúde está alertando os usuários da Farmácia Municipal quanto aos medicamentos de baixa validade (termo técnico para remédios com validade próxima do vencimento). Por lei, medicamentos dentro da validade de consumo não podem deixar de ser entregues, mas o Departamento de Assistência Farmacêutica (DAF) tem verificado que vários usuários retiram medicamentos da Farmácia e não seguem a orientação médica quanto à posologia (quantidade diária do remédio a ser consumida).
- Muitas vezes verificamos que a prescrição é para o paciente usar o medicamento por um período específico, tantas vezes por dia, e ele acaba não tomando a quantidade ou a dosagem prescrita, ficando com o remédio além do prazo indicado para o uso e já com a validade vencida - explica a coordenadora do DAF, Bruna Araújo.
Conforme a coordenadora, em cada receita vem a indicação do medicamento, com a posologia e o tempo em que o remédio deve ser usado. “Por exemplo, o médico prescreve três comprimidos de Codex diariamente, por um mês. O usuário apresenta a receita e recebe sete caixas de Codex, pois cada caixa vem com 12 comprimidos. Quando o paciente retirou o medicamento da farmácia, ele tinha mais três meses de validade. Aí, o paciente, ao invés de tomar três comprimidos/dia, toma um ou não toma o remédio todos os dias. Vai expirar o prazo de validade e o paciente vai ter em casa um medicamento vencido”, explica.
Para que não aconteçam mais casos como o exemplificado, todo medicamento de baixa validade receberá carimbo, com orientação do farmacêutico do Departamento, dando ciência ao usuário do prazo em que o medicamento deve ser consumido.
- A orientação da Secretaria de Saúde, em conformidade com a orientação do próprio Ministério da Saúde, é que todos os usuários que estejam com medicamentos vencidos devolvam o produto em qualquer farmácia. Também as equipes do Departamento de Assistência Farmacêutica, que funciona na sede da secretaria, estão à disposição dos usuários que tiverem qualquer dúvida sobre o assunto - destaca a coordenadora do Departamento de Assistência Farmacêutica.
Farmácia Municipal – A Secretaria de Saúde ampliou de 136 itens (em 2008) para 339, a quantidade de medicamentos disponibilizados pelo município à população. Dos 339 itens da Farmácia Municipal, 238 são medicamentos da Farmácia Básica (incluindo os controlados) e 101 são medicamentos sujeitos a processos administrativos.
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18