Notícia no detalhe
Começou o 5° Encontro de Astronomia e Astronáutica em Campos
A cerimônia de abertura do 5° Encontro de Astronomia e Astronáutica, que tem apoio da Prefeitura de Campos, teve início nesta quinta-feira (19), com formação de mesa e representatividade de diversas partes do mundo. O Encontro é elaborado pelo Clube de Astronomia e Astronáutica Louis Cruls, do Instituto Federal Fluminense (IFF), e se estende até o próximo sábado (21) com programação diversificada. A prefeitura foi representada pelo subsecretário de Cultura, Avelino Ferreira e pela subsecretária de Família e Assistência Social, Giselda Leão. O evento, que é aberto ao público, acontece nesta quinta no Shopping Bouevard e manhã e sábado no Instituto Federal Fluminense (IFF)- campus Guarus.
- O Encontro, que já está em sua quinta edição, está fazendo com que Campos tenha representação mundial em Astronomia e Astronáutica - afirmou Avelino Ferreira, que teve sua fala confirmada através das palavras do coordenador do Clube de Astronomia e Astronáutica Louis Cruls, Marcelo de Oliveira Souza.
- Através do encontro, queremos incentivar as novas gerações a enxergar que é possível seguir uma carreira na área de astronomia e astronáutica e estamos no caminho, já que o município de Campos é a maior cidade com atividade nesta área do Brasil. Grande parte dos estrangeiros que está neste encontro, está pela primeira vez na América do Sul e este fato confirma a importância de eventos como este na cidade - declara.
Uma das palestrantes no evento é a pesquisadora da Universidade de La República, no Uruguai, Andrea Sanchez. Andrea diz no ano de 2009 foi instituído o ensino da disciplina de Astronomia no Uruguai e ela vem ao Brasil colocar a importância desta prática no país. " As crianças tem uma curiosidade em relação ao espaço, ao mundo em que vivemos e a partir destes questionamentos, trabalhamos a educação. Temos não só a função de educar, mas de gerar curiosidade em relação ao espaço. Podemos ver em Campos cada vez mais a quantidade de pessoas envolvidas nos projetos de Astronomia e Astronáutica e paralelo a este número, a evolução e qualidade desenvolvida com os estudos", coloca.
O estudante da Universidade de Brasília, Adriano Leonés, faz mestrado em Ensino de Ciências e está no município de Campos só para prestigiar o encontro. "Campos é pioneiro no Brasil nestes estudos. Não há tantos encontros para falar sobre astronomia, que são de extrema importância no desenvolvimento de tecnologias nesta área", finaliza o estudante.
Confira aqui a programação desta quinta-feira (19).
Últimas Notícias adicionadas
- 30/04/2025 17:25:21 Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 16:39:19 Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
- 30/04/2025 14:51:46 Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
- 30/04/2025 11:54:16 Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
- 30/04/2025 11:47:32 Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Unidades de urgência e emergência funcionam normalmente no Dia do Trabalhador
3004 16h39Hemocentro reforça pedido de doação no feriado do Dia do Trabalhador
3004 14h51Cais da Lapa serve de palco para Samba do Trabalhador
3004 11h54Prefeito Wladimir busca reajuste do custeio do SUS com o ministro Alexandre Padilha
3004 11h47Rock Goitacá 2025: Secretários debatem inovações na logística do evento
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18