Notícia no detalhe
Mostra Cinemarginal a partir desta quarta-feira
Começa nesta quarta-feira (28), às 18h30, a Mostra “Cinemarginal”, que vai exibir longas e curtas-metragens no Porão do Palácio da Cultura, dentro do projeto “Cine Porão”, da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. Na programação serão exibidos os filmes “Os Monstros de Babaloo”, “Sem Essa, Aranha” e “Meteorango Kid”, entre outras produções do final da década de 60 ao início da década de 70. Os filmes que estarão em cartaz, proibidos pela censura durante a ditadura militar no Brasil, foram liberados depois de um longo tempo no ostracismo e lançados em DVD ano passado.
- Quando assumimos a Fundação, encontramos um porão fétido e imundo. No final do ano passado reinauguramos o porão com o evento “Expresso do Oriente”, que foi um sucesso. Depois realizamos a “Vanguarda 2009” no Dia da Cultura. Agora começaremos a utilizar efetivamente o porão com o projeto “Cine Porão”, que será aberto com a mostra “Cinemarginal”, exibindo filmes que foram censurados na época da ditadura. Será uma oportunidade de debater o período conturbado dos anos 60 e 70 no Brasil - falou o presidente da Fundação, Avelino Ferreira.
A Mostra Cinemarginal acontecerá pela primeira vez em Campos e trará à cidade filmes raros. Mostras desse quilate só aconteceram em capitais como Rio de Janeiro, São Paulo e Teresina, no Piauí. O evento será abrilhantado pelas participações do diretor de teatro Winston Churchill Rangel, o poeta Dedé Muylaert e o realizador em áudio-visual Alexandro F., que falarão sobre temas relacionados aos filmes exibidos. A mostra terminará nesta sexta-feira (30).
Cinema Marginal – O Cinema Marginal foi um “movimento” cinematográfico brasileiro do final dos anos 60 ao início dos anos 70, que rompeu com os cinemanovistas, quebrando as estruturas, narrativas e linguagens tradicionais dos filmes engajados e sociológicos do Cinema Novo. Os marginais, filhos do Cinema Novo, foram acusados de matar o pai. O movimento ganhou outras alcunhas como Cinema Poesia, Cinema de Invenção, Cinema Pós-Novo, Cinema Udigrúdi e Cinema da Boca do Lixo, Cinema Marginal.
Os filmes foram produzidos durante o período conturbado da ditadura militar, logo após o AI-5, o que gerou uma rebelião cultural. Os filmes do Cinema Marginal são irreverentes, irresponsáveis, ingênuos, alegórico, lisérgicos. Os marginais liberaram o microfone e a câmera. Eles faziam cinema só pelo prazer de fazer, o que resultou em filmes oníricos, do sexto sentido, do inconsciente, que expressavam a revolta de uma geração perdida, que reagiu contra a repressão armada de ideias.
Clique aqui e cofira a programação
Últimas Notícias adicionadas
- 11/09/2025 15:58:16 Agricultura orienta produtores sobre edital para merenda escolar
- 11/09/2025 15:47:37 FMS moderniza comunicação com implantação de sistema VoIP
- 11/09/2025 15:05:47 Prefeito e vice-prefeito recebem presidentes da Confeab e CREA-RJ
- 11/09/2025 14:00:58 Festival de Petisco de Farol neste fim de semana com shows locais nacionais
- 11/09/2025 13:37:44 Espetáculo “A inocência dos mortos” neste final de semana no Teatro de Bolso
Agricultura orienta produtores sobre edital para merenda escolar
1109 15h47FMS moderniza comunicação com implantação de sistema VoIP
1109 15h05Prefeito e vice-prefeito recebem presidentes da Confeab e CREA-RJ
1109 14h00Festival de Petisco de Farol neste fim de semana com shows locais nacionais
1109 13h37Espetáculo “A inocência dos mortos” neste final de semana no Teatro de Bolso
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Café reúne artesãos para celebrar o Dia Nacional das Artes