Notícia no detalhe
Carnavalesco Sidinho Ramos é um dos trunfos da Onça no Samba
Um dos grandes trunfos da Escola de Samba Onça no Samba para o Campos Folia 2012 é a presença do carnavalesco Sidinho Ramos, que ajudou a escola de samba Brinco da Marquesa, de São Paulo, a subir para o Grupo de Acesso este ano. Com Sidinho Ramos, a Onça no Samba levará para a Passarela do Samba Rubens Pereira, do Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop), um verdadeiro Baile de Máscaras, com pierrot, alerquins, colombinas e mascarados. Sidinho informa que, apesar das inovações na comissão de frente estarem em voga atualmente, a amarelo e preto apresentará uma comissão de frente tradicional.
Outro trunfo da Onça no Samba é o samba-enredo, que tem co-autoria de Pedrinho Sem Braço, compositor de escolas de São Paulo, como Leandro de Itaquera, Gaviões da Fiel e Rosas de Ouro. O trabalho é intenso no barracão da escola, localizado na Avenida Presidente Vargas, depois da ASET (Associação Social e Esportiva da Telerj). A Onça no Samba será a terceira escola de samba de Campos a desfilar no sábado.
O carnavalesco da Onça no Samba, Sidinho Ramos, dá mais detalhes do desfile. “Já estamos com as fantasias, os sapatos e os destaques prontos. Vamos mostrar de maneira bem forte a presença do índio com suas máscaras em pintura, em tributo ao índio goitacá e às máscaras africanas, que também são legados da cultura deixados pelos negros que vieram como escravos para a região. Já a nobreza aparece com outros estilos bem mais clássicos, tanto o do ballmasquet, quanto o das grandes maravilhas de Veneza”, explica Sidinho, que comentou também sobre o Cepop.
- O Cepop foi uma conquista para grandes eventos, para, a partir de agora, os carnavalescos conseguirem fazer seu trabalho em tempo hábil e, futuramente, mostrar um grande espetáculo que o espaço merece – afirmou o carnavalesco.
Sidinho Ramos – O carnavalesco Sidinho Ramos foi, por 12 anos, assistente de Joãozinh Trinta. Ele trabalhou também na Camisa Verde e Peruche, onde conquistou, respectivamente os 4º e 5º lugares no Carnaval de São Paulo. Na década de 90, participou da Comissão de Carnaval da Tradição, escola de samba que chegou a desfilar no Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro, mas que atualmente está no grupo de Acesso B.
Onça no Samba
Presidente: Amaro Roberto da Hora
Enredo: Baile de Máscaras na Planície Goitacá
Carnavalesco: Sidinho Ramos
Diretores de Harmonia: Altemar, Gabriel e Alexandre
Autor do samba-enredo: Binho, Thiaguinho e Pedrinho Sem Braço
Mestre de Bateria: Renato Salgado
Intérprete: Gigante do Pagode
Coreógrafo da Comissão de Frente: João Luiz
Mestre-Sala e Porta-Bandeira: Bia e Ronaldinho
Carros alegóricos: 4
Alas: 13
Componentes: 700
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2026 14:42:50 FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
- 10/01/2026 13:55:20 Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
- 10/01/2026 09:37:57 Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
- 10/01/2026 09:10:42 Segurança Alimentar e Nutricional alinha serviços com Coordenações de CRAS
- 10/01/2026 08:53:58 Igualdade Racial com inscrições para Cursos de Verão 2026 até segunda-feira
FME dá início programação esportiva do Verão de Todos Nós 2026 em Farol
1001 13h55Prefeito prestigia a abertura da programação da Festa de Santo Amaro neste sábado
1001 09h37Hospital Geral de Guarus comemora cerca de um milhão de procedimentos em 2025
1001 09h10Segurança Alimentar e Nutricional alinha serviços com Coordenações de CRAS
1001 08h53Igualdade Racial com inscrições para Cursos de Verão 2026 até segunda-feira
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
4Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
5Concurso contempla profissionais formados em Licenciatura em Educação do Campo
6Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta




















