Notícia no detalhe
Servidores em curso do Ministério do Desenvolvimento Social
O auditório do Palácio da Cultura lotou nesta quinta-feira (29). Mais de 150 profissionais das secretarias de Familia e Assistência Social, Saúde e Educação, que atuam no atendimento social às famílias de Campos, participaram do curso “A Gestão do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e seus desafios”, ministrado pelo especialista em Políticas Públicas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o assistente social José Crus.
O evento foi aberto pelo secretário de Família e Assistência social, Henrique Oliveira, que compôs a mesa com o palestrante, e representantes dos departamentos de Monitoramento, Avaliação e Gestão de Dados e de Programas e Projetos Especiais da secretaria e do Conselho Regional de Assistência Social (Creas). O curso é o primeiro de uma série de capacitações que será realizada pela secretaria, para especializar os técnicos do município na atual política municipal de assistência social e nas normas e procedimentos do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que está sendo implantado em todo o país.
Henrique explicou que a capacitação é fundamental, pois o atual governo vem descentralizando o atendimento às famílias em situação de vulnerabilidade desde o ano passado, especialmente com a implantação dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras). “Criamos oito centros, cobrindo todo o município com uma divisão em oito territórios e os Cras são a porta de entrada para as famílias que buscam o atendimento social. Antes, o atendimento era feito por qualquer profissional, mas hoje temos assistentes sociais, psicólogos e outros especialistas atuando nesses pólos, para dar o atendimento adequado à população. Como a maioria de nossos assistentes sociais atuavam na saúde e na educação, vamos promover essas capacitações, para que atuem em conformidade com a política da assistência social”.
O especialista do MDS incentiva a especialização dos técnicos e elogia a medida: “A maior dificuldade para a gestão do Suas em todo o país é justamente a falta de especialização dos recursos humanos, profissionais que atendem a um público em situação de risco social, que lidam com a questão da exploração de crianças e adolescentes, a violência contra a mulher, idosos, com a pobreza extrema; um trabalho que só pode ser realizado por um profissional capacitado. Com o Suas, a assistência passa a ser concebida como política e política pública, organizada dentro de um sistema único em que estão claras das responsabilidades dos poderes (União, Estado e Municípios). Fiquei feliz ao ver o interesse dos técnicos de Campos em participar do curso”, concluiu Crus.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 10:16:13 Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
- 15/05/2025 08:49:30 Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
- 15/05/2025 08:13:34 Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
- 15/05/2025 07:45:12 Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
1505 08h49Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
1505 08h13Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
1505 07h45Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
1405 18h36Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional