Notícia no detalhe
Campos: destaque como cidade que mais tem gerado empregos formais
As políticas públicas implementadas pelo governo Rosinha Garotinho para a geração de emprego, tem dado resultados positivos e colocado Campos entre as principais cidades do Brasil na geração de empregos. O nome da cidade figurou no ano passado em sétimo lugar no ranking dos municípios brasileiros que mais geraram empregos formais (com carteira assinada), superando a média dos 92 municípios do Estado do Rio, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), órgão vinculado ao Ministério do Trabalho e Renda. Agora em 2012 as perspectivas são novamente positivas.
As ações de políticas públicas que contribuem para gerar empregos são os programas de microcrédito e financiamentos de projetos empresariais, através do Fundecam. Os incentivos fiscais atraem empresas de pequeno e médio porte, bem como projetos estruturantes, como os previstos para o Complexo Logístico e Industrial Farol-Barra do Furado. Os programas de apoio ao pequeno produtor rural, em várias atividades, tem feito brotar empregos e mais renda também no campo.
O Balcão de Emprego, da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda começou 2012 comemorando os números positivos da empregabilidade em Campos. De janeiro a dezembro de 2011 foram intermediados pelo órgão a contratação de 5.039 pessoas no mercado de trabalho formal, totalizando, em três anos, 8.655 postos de trabalho preenchidos por jovens e adultos que buscavam o primeiro emprego, estavam desempregados ou atuavam na informalidade e aguardavam oportunidades abertas pelas empresas cadastradas no Balcão.
Os profissionais foram inseridos em vagas abertas em diferentes setores da economia e contribuíram para o município ser o campeão na geração de empregos formais no interior do Estado do Rio, de acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego.
De acordo com observações do presidente do Centro de Informações e Dados de Campos (Cidac), Ranulfo Vidigal, as novas vagas em Campos estão sendo geradas cada vez mais em diferentes segmentos, o que evidencia o fortalecimento da economia. Somente o setor de serviços desponta com a geração de mais de três mil empregos por ano. Ranulfo revela, por exemplo, que no setor de serviços há uma gama de segmentos gerando empregos, devido ao crescimento das demandas, que decorrem em função da melhoria da renda das famílias.
Ele cita como exemplo os segmentos da saúde (privada); beleza; e das novas tecnologias, como TV a cabo, Internet banda larga, dentre outros do setor de serviços, que estão gerando empregos de forma expressiva em Campos. "Os investimentos privados e públicos chegam na frente, e isso gera renda e salário. Na seqüência, o setor de serviços percebe os nichos e correm atrás das oportunidades", observou.
- Além do início das obras de construção do Complexo Logístico e Naval Farol/Barra do Furado, na divisa com o município de Quissamã, teremos incremento no setor de energia, com foco na indústria do petróleo; no campo, com incremento no plantio de cana e no setor de serviços, que apresenta crescimento, na medida que aumenta o numero de empresas que se instalam na região. As perspectivas em Campos são boas no setor sucroalcooleiro, mediante a cotação nacional positiva do açúcar e do álcool, duas comoddities importantes na economia nacional e internacional. A construção civil vai contratar mais com o avanço das obras no Complexo na Barra do Furado, o comércio ao longo do ano gera mais empregos e o setor de serviços recebe o reflexo disso e gerará novas vagas - avalia Ranulfo Vidigal.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
- 09/09/2025 13:27:22 Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
- 09/09/2025 13:19:31 Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
- 09/09/2025 13:04:52 Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
0909 13h27Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
0909 13h19Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
0909 13h04Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira