Notícia no detalhe
Vigilância Sentinela e novo protocolo da dengue
A rotina de visitas dos agentes de endemias às casas e cercos pontuais nos bairros, que, pelos prontuários eletrônicos da Sala de Situação da Dengue, apresentam números mais elevados de casos, tem sequência, em Campos. O município é o único do interior do estado que conta com uma Vigilância Sentinela da Dengue - vai reduzir os intervalos de identificação dos sorotipos para a monitoramento dos vírus circulantes na cidade.
- A Secretaria de Saúde de Campos passa a enviar semanalmente as amostras de sangue de pacientes para identificação do sorotipo. A preocupação é porque, embora em Campos, este ano, continuemos a ter apenas o vírus 1 da dengue em circulação, pela primeira vez temos, no Brasil, os quatro sorotipos da dengue circulando ao mesmo tempo - explica o secretário de Saúde, Geraldo Venâncio.
Desde outubro passado a Secretaria de Saúde vem atualizando os profissionais da rede, tanto para intensificar a vigilância, como para seguir o novo protocolo da dengue, que traz estratégias para um diagnóstico mais precoce da doença e um melhor direcionamento do paciente para o tratamento, conforme lembrou o superintendente de Saúde Coletiva, Charbell Kury, acrescentando que, em Campos, a taxa de letalidade da dengue é de 1,2%, quando o estado apresenta um índice de 5%.
O diretor do Centro de Referência da Dengue (CRD), Luiz José de Souza, explica o procedimento. “Foram repassadas aos profissionais, as técnicas de identificação da dengue, inclusive as novas, constantes do atual protocolo de atendimento e de fluxo do paciente. Em todos os casos, a hidratação deve ser imediata. As amostras de sangue devem ser colhidas para exame de comprovação. Através do prontuário eletrônico, fazemos a ficha de cada paciente que contraiu dengue e, a partir desses dados, a Epidemiologia identifica o soropito circulante e desencadeia ações de prevenção e controle da dengue”, destacou o especialista.
Últimas Notícias adicionadas
- 23/03/2026 20:39:08 FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
- 23/03/2026 17:59:47 Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
- 23/03/2026 17:29:07 Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
- 23/03/2026 16:38:53 Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
- 23/03/2026 16:29:17 Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
FMS realiza evento de assinatura de convênios e acolhimento de estagiários
2303 17h59Defesa Civil intensifica ações após fortes chuvas e atende famílias atingidas
2303 17h29Restaurante do Povo de Campos é reinaugurado nesta segunda-feira
2303 16h38Educação alinha ações do Mais Ciência na Escola com Ministério da Ciência
2303 16h29Prefeitura celebra 191 anos de Campos com Semana de Inaugurações
Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
2Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
3CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6Na Terra Prometida: Guarus vai ganhar Batalhão da PM e Escola Cívico-Militar




















