Notícia no detalhe
Fundação realiza ato contra a pedofilia
Sensibilizar, esclarecer e combater o abuso e a exploração sexuais. Com esse objetivo, há quatro anos, a Fundação Municipal da Infância e da Juventude (FMIJ) realiza no dia 18 de maio a campanha “Todos contra a pedofilia”, umas das muitas ações desenvolvidas pelo órgão dentro da política de assistência à criança e ao adolescente. Neste ano não será diferente e o ato público, com entrega de material à população, será estendido a mais pontos. A intenção, segundo o presidente da FMIJ, Mário Lopes, é durante 12 horas promover um dia de conscientização com panfletagem em postos da Polícia Rodoviária Federal e em praças de pedágio.
- Já observamos importantes resultados dessa iniciativa. Com quatro anos de campanha, sentimos os abusadores mais intimidados. Em uma de nossas unidades de acolhimento, o Fortalecer, temos a noção do nível de conscientização da população. O número de casos diminuiu e as vítimas e familiares estão denunciando mais - constatou o presidente, citando o Projeto Fortalecer, parte do programa de atendimento social de alta complexidade desenvolvido pela FMIJ. Ao todo, seis unidades de acolhimento, que estão instaladas em imóveis alugados, abrigam crianças e jovens, com idades de zero a 18 anos incompletos, em Campos.
Segundo Mário, o primeiro acolhimento modelo já está sendo construído no Jardim Carioca conforme acordo firmado pela atual gestão municipal com as Varas de Infância, Juventude e Idoso. Além dele, outros três abrigos devem ser construídos pela municipalidade conforme determinação do acordo. “O segundo será instalado em Donana e se encontra em fase de licitação. Com essas quatro casas, seremos capazes de oferecer acolhimento com qualidade, conforto e segurança tanto para as crianças e adolescentes quanto para os profissionais. Vale destacar que o município já é referência em acolhimento institucional com uma equipe multidisciplinar”, ressaltou Mário.
Atualmente, cerca de 130 assistidos estão abrigados nas unidades existentes. Crianças de zero a seis anos, de ambos os sexos, são encaminhadas para os projetos Lara e Aconchego. De seis a 12 anos, meninos e meninas vão para o Portal da Infância. Dos 12 aos 18 anos, os rapazes são levados para o Projeto Conviver e as jovens para o Projeto Cativar. “Temos ainda o Centro de Referência do Adolescente, o CRA, que é a porta de entrada para os assistidos. É lá que as crianças e jovens que são encaminhadas pela Justiça passam por uma triagem para definir o melhor destino a elas, chegando, algumas delas, a sequer ser levada para um dos abrigos”, completou o presidente, lembrando que ainda, a cada semestre, uma audiência de avaliação é realizada. Apesar do esforço dos profissionais em reintegrar os menores às suas famílias, abrigados são encaminhados para a adoção, permanecendo nas unidades.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 15:14:09 Aberto prazo para interposição de recursos para eleição de gestores de escolas
- 17/11/2025 14:55:19 Alunos da EJA da EM Pequeno Jornaleiro participam de oficina de Economia Criativa
- 17/11/2025 12:53:45 GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
- 17/11/2025 11:38:03 Prefeitura entrega nova UBSF de Conselheiro Josino nesta segunda-feira
- 17/11/2025 09:12:51 Assistência Social e Cidadania abre inscrições para a Batalha dos Barbeiros Brasil
Aberto prazo para interposição de recursos para eleição de gestores de escolas
1711 14h55Alunos da EJA da EM Pequeno Jornaleiro participam de oficina de Economia Criativa
1711 12h53GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
1711 11h38Prefeitura entrega nova UBSF de Conselheiro Josino nesta segunda-feira
1711 08h58Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















