Notícia no detalhe
Diferencial: creches com acessibilidade e inclusão
Além dos prédios amplos, com instalações arejadas e equipadas para assegurar bem estar, segurança e qualidade de vida para crianças, as creches padrão da Prefeitura de Campos têm outros diferenciais que as destacam das creches públicas no Brasil: acessibilidade para deficientes físicos e o Programa de Inclusão para crianças com necessidades educacionais especiais.
Elas são assistidas por equipe multidisciplinar, formada por profissionais capacitados para lidar com as diferentes necessidades, desde a dificuldade de locomoção aos casos mais complexos como paralisia cerebral. As creches municipais beneficiam crianças com idades entre três meses e três anos. Quando necessário, as crianças recebem encaminhamento para outros profissionais como médico, psicológico, fisioterapeuta e fonoaudiólogo.
A secretária de Educação, Joilza Rangel, explica que a Coordenadoria Pedagógica mantém equipe de professores itinerantes. De acordo com a necessidade educacional especial da criança, os professores itinerantes, vocacionados e especialmente qualificados para este trabalho, assistem os pequeninos até mesmo em casa, para promover a inclusão social e a iniciação ao conhecimento.
__ Quando a creche acolhe uma criança com necessidades especiais, o professor itinerante é acionado. Juntamente com a assistente social e a psicopedagoga, o quadro da criança é avaliado, e tanto os professores da creche como os mediadores (que dão apoio aos professores) recebem todas as instruções e treinamento para aplicar as atividades e lidar com ela, de maneira personalizada. Há criança que tem deficiência visual ou é muda, por exemplo, e, neste caso, ela tem atividade extra para a aprendizagem de outras formas de linguagem como Libra e Braille - detalha a secretária de Educação, Joilza Rangel.
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