Notícia no detalhe
Prefeitura também no combate à febre aftosa
Tudo pronto em Campos para a primeira etapa da Campanha Nacional de Vacinação contra Febre Aftosa, que foi lançada nacionalmente ontem (sábado, 1º) e se estende até dia 30. A abertura oficial da campanha no município acontece nesta segunda-feira (03), às 8h, em uma propriedade rural atrás de Furnas.
A secretaria municipal de Agricultura e Pesca já comprou as 60 mil doses de vacina que serão doadas a pequenos criadores com até 70 animais cadastrados. A exemplo do ano passado, o município, em parceria com o Núcleo de Defesa Sanitária Estadual, estará com equipes percorrendo o município para vacinar os animais.
Segundo o secretário, Frederico Paes, a expectativa é para que 60 mil animais sejam vacinados nesta primeira fase, protegendo 25% do rebanho do município, estimado em 240 mil animais, contra a doença viral altamente contagiosa. O objetivo é, a partir da parceria técnica com o Estado, manter o Rio com o título de área livre de febre aftosa. Sete equipes compostas por quatro vacinadores cada visitarão as propriedades.
― Vamos seguir o cadastramento do ano passado, mas os produtores que se enquadrarem no critério para receber gratuitamente a vacina, poderão se cadastrar e ter seus animais imunizados. Criadores com até 70 animais que não estão cadastrados podem ligar para 2732-6400. A febre aftosa não é só um problema sanitário, mas econômico também. A obrigação de imunizar os animais é dos produtores, mas a Prefeita Rosinha Garotinho entende que é preciso contribuir para que os pequenos produtores tenham condição de proteger seus rebanhos ― disse Frederico, ressaltando que as doses não serão entregues aos criadores e sim aplicadas com pistola oficial pelos vacinadores da secretaria.
Na segunda etapa, realizada em novembro de 2009, 55 mil animais foram imunizados por equipes de vacinadores, veterinários e técnicos agrícolas da secretaria, que percorreram durante todo mês o interior do município.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 09:36:25 Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
- 10/09/2025 08:43:31 Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
- 10/09/2025 08:29:56 Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
- 10/09/2025 08:14:42 Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
Alunos dos cursos de informática do Cidac visitam a Casa Firjan
1009 08h43Aberto edital de aquisição de alimentos da agricultura familiar para merenda escolar
1009 08h29Especialista alerta para a baixa cobertura da vacina Covid infantil
1009 08h14Espetáculo “Divertida Mente – Dentro da Mente” neste domingo no Teatro Trianon
0909 18h41Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira