Notícia no detalhe
Programas culturais para aprimorar o Carnaval
Terminou o Campos Folia, que é o Carnaval fora de época de Campos, mas a prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Fundação Zumbi dos Palmares, Fundação Teatro Municipal Trianon e Teatro de Bolso, continua a desenvolver ações, através de programas voltados ao incentivo de carnavalescos para aprimorar o Carnaval do município. Este mês e no próximo vão ser realizadas ações com o objetivo de resgatar a história do Carnaval campista e a memória das personalidades do samba, que fizeram enaltecer o Carnaval local.
Será realizado no dia 12, às 20h, no Teatro de Bolso, mais um evento para valorizar personalidades carnavalescas. É o Prêmio Zumbi de Ouro que, de acordo com o presidente da Fundação Zumbi dos Palmares, Jorge Luiz dos Santos, é uma forma de reconhecer o trabalho de personalidades que contribuem para manter viva a cultura, especificamente as atividades artísticas, ligadas ao samba.
― Vamos instituir o Prêmio Zumbi de Ouro, com a premiação de personalidades que foram destaques na bateria, comissão de frente, coreografia de comissão de frente, rainha e mestre de bateria. Na Comissão Julgadora estiveram dirigentes da Escola de Samba Porto da Pedra: João Correa, coreógrafo; Leandro Valente, assessor de imprensa; Graça Veloso, figurinista, Mestre Thiago Diogo, mestre de bateria; e Leonardo Monteiro, produtor ― informou Jorge Luiz.
No dia 13 de maio será realizado o evento "Bambas da Planície", mais um programa criado pela Prefeita Rosinha Garotinho, que entra no calendário da programação de celebração da Abolição da Escravatura. Jorge Luiz ressalta que o objetivo do projeto é resgatar e valorizar a história do samba de Campos e que todo esforço está sendo realizado nesse sentido. Ele relata que o programa “Bambas da Planície”, além de reconhecer o trabalho cultural de antigas personalidades, valoriza os atuais artistas.
― No lançamento do projeto a Prefeita Rosinha Garotinho homenageará Jorge da Paz Almeida, o "Seu" Jorge, que faleceu em maio do ano passado, aos 93 anos de idade e que construiu parte da história do Carnaval de Campos; Geraldo Gamboa, 81 anos, homenageado do Carnaval deste ano, Manoel Tancredo, 79, e a cantora Lene Moraes, sambista que tem levado a arte musical de Campos para outras cidades. Neste trabalho estamos valorizando os grandes compositores de samba de Campos e vamos eternizar parte da história através da gravação de um CD ― informou Jorge Luiz.
Últimas Notícias adicionadas
- 15/05/2025 10:16:13 Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
- 15/05/2025 08:49:30 Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
- 15/05/2025 08:13:34 Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
- 15/05/2025 07:45:12 Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
- 14/05/2025 18:36:32 Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
Hospital São José ultrapassa 100 mil atendimentos no primeiro quadrimestre de 2025
1505 08h49Projeto Tô Lig@do! será destaque no Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes
1505 08h13Pesquisa clínica da Farmácia do HGG é aprovada para apresentação em congresso
1505 07h45Primeira-dama participa do lançamento do Programa Alfabetização e Letramento
1405 18h36Hospital Ferreira Machado celebra a Semana da Enfermagem
FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
2Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
3Cuidadores: Inscrições para processo seletivo temporário terminam nessa sexta
4Concurso público da Guarda Civil Municipal é homologado
5Prefeitura de Campos decreta ponto facultativo na próxima terça
6Ônibus 100% elétrico chega a Campos para fase de teste operacional