Notícia no detalhe
Visa promove palestra para profissionais de salões de beleza
O Departamento de Vigilância Sanitária da secretaria municipal de Saúde (Visa-Campos) realizou, na manhã desta segunda-feira (28), a palestra “Beleza com segurança aos olhos da Vigilância” voltada para profissionais de salões de beleza e barbearia. Com objetivo de padronizar as ações dentro dos estabelecimentos, priorizando a saúde dos clientes, cabeleireiros, barbeiros e proprietários de salões receberam orientações quanto à esterilização e desinfecção de instrumentos, licença sanitária, higiene, limpeza e prevenção de doenças. A palestra foi ministrada pelo biólogo Julio Carlos da Silva Júnior na sede da Visa-Campos.
A palestra faz parte de um curso, realizado desde 2009, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), para atualização da legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e orientação quanto às normas de higienização de materiais de salões de beleza. Toda última segunda-feira do mês, profissionais do setor de beleza que concluíram o processo de formalização através do Espaço do Empreendedor da Codemca se dirigem à sede da Visa-Campos para participar de palestra. A próxima será no dia 25 de junho.
- Para muitos, grande parte do que é dito é uma novidade. Eles desconhecem a importância da esterilização de materiais de manicure para evitar a contaminação pelo vírus da Hepatite, da existência de lixeira de pedal, sabonete líquido e papel toalha nos banheiros, por exemplo. A nossa intenção é orientar os profissionais, prevenindo riscos tanto à saúde do cliente quanto deles próprios. Por isso, alertamos também sobre o não acréscimo de formol às fórmulas utilizadas por eles. Muitos clientes pedem, mas fazemos questão de mostrar aos cabeleireiros os danos que isso pode trazer -, explicou a coordenadora do Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC-Visa), Vívian Lanunce Paes Fiuza.
Segundo o diretor da Visa-Campos, Waldir Rodrigues Simões, alguns estabelecimentos em Campos ainda encontram-se em situação irregular. “Infelizmente, poucos locais são regularizados. Os serviços quando regularizados geram não só impostos para o município, mas também tranqüilidade no futuro de quem presta o serviço e garantia de qualidade no serviço prestado”, explicou Waldir.
Havendo a identificação de estabelecimentos em funcionamento em situação irregular, os proprietários têm um prazo para se regularizar e recebem orientação do Visa-Campos. “Durante as vistorias para liberação da licença sanitária, as exigências serão de acordo com o que foi exposto. Os locais relacionados são visitados e é exigido o cumprimento da legislação para garantir o bem estar dos prestadores do serviço e seus clientes. Conseqüentemente, há a melhoria na qualidade do atendimento, a prevenção de doenças e o aumento da lucratividade com um serviço diferencial”, salientou o diretor.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/03/2026 17:39:39 Seduct e Ronda Escolar ampliam parceria e formarão gestores sobre educação digital
- 19/03/2026 17:25:21 Educação tem canal para denúncias de Assédio Moral, Sexual e Discriminatório
- 19/03/2026 16:49:33 LGBTQIAPN+: Atendimento no novo espaço começa na próxima quinta-feira
- 19/03/2026 15:32:28 Itinerários de ônibus na região central com alteração temporária no domingo
- 19/03/2026 12:02:31 Reunião alinha últimos detalhes para o Adora Campos
Seduct e Ronda Escolar ampliam parceria e formarão gestores sobre educação digital
1903 17h25Educação tem canal para denúncias de Assédio Moral, Sexual e Discriminatório
1903 16h49LGBTQIAPN+: Atendimento no novo espaço começa na próxima quinta-feira
1903 15h32Itinerários de ônibus na região central com alteração temporária no domingo
1903 12h02Reunião alinha últimos detalhes para o Adora Campos
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















