Notícia no detalhe
Visa promove palestra para profissionais de salões de beleza
O Departamento de Vigilância Sanitária da secretaria municipal de Saúde (Visa-Campos) realizou, na manhã desta segunda-feira (28), a palestra “Beleza com segurança aos olhos da Vigilância” voltada para profissionais de salões de beleza e barbearia. Com objetivo de padronizar as ações dentro dos estabelecimentos, priorizando a saúde dos clientes, cabeleireiros, barbeiros e proprietários de salões receberam orientações quanto à esterilização e desinfecção de instrumentos, licença sanitária, higiene, limpeza e prevenção de doenças. A palestra foi ministrada pelo biólogo Julio Carlos da Silva Júnior na sede da Visa-Campos.
A palestra faz parte de um curso, realizado desde 2009, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), para atualização da legislação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e orientação quanto às normas de higienização de materiais de salões de beleza. Toda última segunda-feira do mês, profissionais do setor de beleza que concluíram o processo de formalização através do Espaço do Empreendedor da Codemca se dirigem à sede da Visa-Campos para participar de palestra. A próxima será no dia 25 de junho.
- Para muitos, grande parte do que é dito é uma novidade. Eles desconhecem a importância da esterilização de materiais de manicure para evitar a contaminação pelo vírus da Hepatite, da existência de lixeira de pedal, sabonete líquido e papel toalha nos banheiros, por exemplo. A nossa intenção é orientar os profissionais, prevenindo riscos tanto à saúde do cliente quanto deles próprios. Por isso, alertamos também sobre o não acréscimo de formol às fórmulas utilizadas por eles. Muitos clientes pedem, mas fazemos questão de mostrar aos cabeleireiros os danos que isso pode trazer -, explicou a coordenadora do Setor de Informação, Educação e Comunicação em Saúde (IEC-Visa), Vívian Lanunce Paes Fiuza.
Segundo o diretor da Visa-Campos, Waldir Rodrigues Simões, alguns estabelecimentos em Campos ainda encontram-se em situação irregular. “Infelizmente, poucos locais são regularizados. Os serviços quando regularizados geram não só impostos para o município, mas também tranqüilidade no futuro de quem presta o serviço e garantia de qualidade no serviço prestado”, explicou Waldir.
Havendo a identificação de estabelecimentos em funcionamento em situação irregular, os proprietários têm um prazo para se regularizar e recebem orientação do Visa-Campos. “Durante as vistorias para liberação da licença sanitária, as exigências serão de acordo com o que foi exposto. Os locais relacionados são visitados e é exigido o cumprimento da legislação para garantir o bem estar dos prestadores do serviço e seus clientes. Conseqüentemente, há a melhoria na qualidade do atendimento, a prevenção de doenças e o aumento da lucratividade com um serviço diferencial”, salientou o diretor.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
- 09/09/2025 13:27:22 Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
- 09/09/2025 13:19:31 Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
- 09/09/2025 13:04:52 Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
0909 13h27Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
0909 13h19Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
0909 13h04Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira