Notícia no detalhe
Moradores de rua retornam às cidades de origem
O Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e a Casa da Cidadania, órgãos ligados à secretaria municipal da Família e Assistência Social, encaminham essa semana mais três pessoas em situação de rua para suas cidades de origem. Um casal será encaminhado para a cidade de Vila Velha, no Espírito Santo, e outra pessoa para a cidade de Salvador, na Bahia.
Bruno Vilas Boas Cerqueira, de 26 anos, de Salvador, há cinco anos vive em Campos como pessoa em situação de rua, longe da família. Na rua, a bebida fez parte de seu convívio diário. Além disso, ele sofre de problemas psiquiátricos em função da dependência química.
No início do ano, Bruno teria sofrido agressões de um grupo de moradores que também vive em situação de rua. Durante 15 dias ficou internado no Hospital Ferreira Machado, em estado de coma, tendo alta após dois meses. Após a evolução do quadro clínico, a equipe do Centro Pop tentou, por várias vezes, inseri-lo na Casa da Cidadania. Bruno sempre se mostrou resistente e arredio, negando-se a receber ajuda.
A equipe do Centro Pop entrou em contado com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) de Salvador, conseguindo localizar a sua mãe, Áurea Alves Vilas Boas, de 48 anos, que chegou ontem (segunda-feira, 28) a Campos para buscar Bruno.
Segundo a mãe, durante anos, ela vinha tentando reencontrá-lo. “Não sabia que ele estava tão longe. Reencontrá-lo é algo inexplicável. Eu tive muita fé e paciência. Agora os cuidados com meu filho serão redobrados, meus outros três filhos vão me ajudar a cuidar de Bruno. Vamos viver uma nova etapa”, finalizou Áurea Alves Vilas Boas.
Outro caso - Samanta dos Santos, de 24 anos, é outra moradora que vai retornar à cidade, Vila Velha. Ela e seu marido, Genadir Souza Silva, de 34 anos, estavam em situação de rua, em condições consideradas sub-humanas. Ela estava grávida e deu à luz um bebê, no Hospital Plantadores de Cana. Decorrente de má formação congênita, o bebê veio a óbito.
Confira aqui como acontece esse trabalho permanente
Últimas Notícias adicionadas
Secretaria de Educação: novo processo seletivo para professores nos próximos dias
2Processo seletivo: Inscrições abertas para professor substituto
3Refis 2024 publicado e prazo para aderir ao programa começa na próxima terça-feira
4Direitos dos servidores garantidos ao longo de quatro anos
5Iniciado processo de matrícula para o ano letivo de 2025 na rede municipal
6Concurso GCM: 195 candidatos são convocados para Curso de Formação