Notícia no detalhe
Prefeitura vai promover casamento comunitário
Prosseguem até o próximo dia 14, as inscrições para o casamento comunitário, que será promovido pelas secretarias municipais de Família e Assistência Social e de Justiça e Assistência Judiciária, para atender a casais em situação de vulnerabilidade, que vivem em regime de união estável. As secretarias arcarão com todas as despesas do evento, que constará de cerimônia civil e culto ecumênico, com direito a um grande bolo de casamento.
Os interessados devem se inscrever no pólo do Centro de Referência da Assistência Social (Cras), em que estão referenciados. Se a pessoa residir em bairro ou localidade ainda sem cobertura do Cras, poderá fazer a inscrição na sede da secretaria. O secretário de Família e Assistência Social, Henrique Oliveira, diz que a procura já supera a expectativa inicial, de uma média de seis casais inscritos por pólo.
- Antes mesmo de abertas as inscrições, já registramos uma procura de mais de seis casais em determinados Cras. A previsão seria de oficializar a união de 50 casais mas, caso a demanda seja muito maior, eu e o secretário de Justiça, Gilmar Lemos, estudaremos o que será feito, até porque a idéia é promover outros casamentos comunitários - disse Henrique, lembrando que esta ação é para beneficiar as pessoas que não têm condições de arcar com os custos de um casamento civil e religioso.
A data do primeiro casamento comunitário ainda não foi definida. O secretário de Justiça explicou que dependerá do prazo para que sejam cumpridos os ritos formais, como tempo estipulado para correr os papéis em cartório. “O objetivo é formalizar essas uniões, de forma que sejam legalmente reconhecidas e garantam o acesso de famílias aos direitos e benefícios previstos em lei. Todos os casais estarão isentos das taxas cartoriais e despesas com a festa. É uma ação importante, porque muitos acham que a união estável garante o direito da mulher, do marido ou dos filhos, mas é preciso comprovar essa união na hora de se solicitar um benefício ou ajuizar ações”, concluiu Gilmar.
Documentos para a inscrição:
Original e xerox da certidão de nascimento,
carteira de identidade,
comprovante de residência,
CPF
Clique Aqui e confira os locais para a inscrição:
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