Notícia no detalhe
Museu vai mostrar importância econômica de Campos e região
O Museu Histórico de Campos, que estará aberto à visitação a partir do dia 29, será um espaço de informação para a sociedade e vai mostrar toda importância de Campos e região para o desenvolvimento econômico do país, principalmente, entre o final do século XVIII e início do século XX. O Museu vai funcionar no Solar Visconde de Araruama, recentemente, restaurado pela Prefeitura de Campos. Segundo o museólogo, Carlos Freitas, que está acompanhando o processo de implantação do Museu de Campos, o espaço será um local de conhecimento.
Freitas explica que o primeiro pavimento fará uma abordagem cronológica do Solar, retratando todos os momentos pelas quais o prédio histórico passou. “Além disso, teremos duas salas com exposições temporárias, como a que terá material da antiga Rede Ferroviária, e a exposição de gravuras do Museu Histórico Nacional sobre comércio de rua, um café e, ainda, um auditório para uso da comunidade”, disse.
O segundo pavimento abriga o Salão Nobre, de frente para a Praça São Salvador; a sala que retrata o início da colonização que terá também material sobre os índios goytacazes, recolhido no sítio arqueológico do Caju e tombado pelo Patrimônio Histórico, como restos de enterramento (ossos) e dois segmentos de urnas funerárias. “A outra sala será dedicada ao início da exploração econômica, retratada no Século XVIII e, depois, uma área maior dedicada ao Século XIX e à grande evolução econômica da região”.
- Teremos uma sala com a Biblioteca Municipal, inclusive com o mobiliário da época, e uma sala dedicada a Nilo Peçanha, com material doado pela família do ex-presidente campista. Além do acervo de Nilo Peçanha, os visitantes também poderão conhecer algumas peças do mobiliário do ilustre campista – informa o museólogo.
Carlos Freitas lembra que o Museu de Campos vem recebendo doações e empréstimos de diferentes instituições. “Recebemos a doação de moedas dos séculos XVIII, XIX e XX, do campista Élcio de Souza Chrisóstomo, que morou no Rio de Janeiro, onde chegou a ser procurador. São moedas, com todos os padrões monetários que passaram pelo país no Século XX. Uma valiosa doação para o Museu”, diz Freitas, lembrando que a Santa Casa de Misericórdia, uma das instituições mais antigas do país, também, emprestou parte do acervo.
A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, informou que a prefeitura vem tentando resgatar o acervo histórico de Campos. “Através de doações e empréstimos, estamos resgatando nossa história, mas muito deste acervo histórico foi se perdendo ao longo do tempo. Nós temos informações de peças importantes para o acervo de Campos que estão nas mãos de particulares ou em outros museus e estamos tentando localizá-las”, finaliza Patrícia, lembrando que o primeiro grande desafio foi a restauração do Solar.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/09/2025 17:47:00 Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
- 10/09/2025 17:28:49 Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
- 10/09/2025 16:23:24 Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
- 10/09/2025 16:06:27 Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
- 10/09/2025 15:21:09 Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura inaugura reforma e ampliação de creche em Travessão nesta quinta-feira
1009 17h28Após diversas irregularidades, Visa autua hamburgueria em shopping da cidade
1009 16h23Pronto-socorro do HFM: Obra do estacionamento e iluminação noturna concluída
1009 16h06Ceam com inscrições abertas para curso de como se destacar em processos seletivos
1009 15h21Secretaria de Agricultura presente no “Dia de Campo” em Travessão
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
4Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Café reúne artesãos para celebrar o Dia Nacional das Artes