Notícia no detalhe
Investimentos deram nova mobilidade à avenida José Carlos Pinto
Os investimentos feitos em obras estruturais pela prefeitura na avenida José Carlos Pereira Pinto, mudaram o perfil da via, que ganha nova mobilidade urbana, beneficiando moradores dos diversos bairros cortados por ela e que, agora, assume a posição de principal via de escoamento de tráfego, com importante papel de integração deles, além de fazer a ligação com a BR-101 e o Centro da cidade. Os R$ 28 milhões investidos na José Carlos Pereira Pinto justificam a posição de Campos no 5º lugar do ranking nacional dos municípios que mais fazem investimentos públicos do Brasil.
O conjunto de obras do projeto de macro drenagem realizado em ruas de diversos bairros cortados pela José Carlos Pereira Pinto teve início nos primeiros meses do ano, com previsão de conclusão em junho deste e já está na sua fase final. Os trabalhos agora estão concentrados num trecho de cerca de 400 metros de prolongamento da via, que se estende por uma área desapropriada que permitirá, com a autorização já obtida pelo Dnit, construir uma rotatória entre a ferrovia e a rodovia BR-101, no Bairro Nogueira, para criar assim um novo acesso a Campos junto da BR-101 Norte.
A medida adotada pela Secretaria de Obras e Urbanismo vai dar nova mobilidade e valorizar os imóveis residenciais e o comércio dos bairros Nogueira, Novo Mundo, Presidente Vargas, Zuza Mota, Alvorada, Calabouço, Visconde do Rio Branco e do bairro Vicente Dias.
Rua ganha ciclovia e até pista de cooper - Os investimentos proporcionaram a escavação dos mais de 4.000 metros da José Carlos Pereira Pinto e nas extensões de dezenas de ruas dos bairros cortados por ela, como a Avenida Antonio de Castro, que há mais de 40 anos era conhecida pelos problemas com alagamentos e esgoto.
Depois das obras, a Antônio de Castro, situada numa região de formação de bacia natural, de lençol freático próximo da superfície, (que no passado era estiva natural de condução de águas para a Lagoa do Vigário), recebeu aterro com material de primeira qualidade e nela foi construída uma galeria celular com dimensões de 3m x 2,70m (que dá para passar um caminhonete por sob a terra). Na área central da Antônio de Castro, no belo canteiro central, foram construídas faixa gramada, ciclovia e pista para a prática de cooper, criando neste trecho do espaço público local apropriado para a inserção social.
O secretário de Obras e Urbanismo, Edilson Peixoto, destaca que, "além de diversas ruas dos bairros cortados pela José Carlos Pereira Pinto, foram contempladas, desde a Beira Rio, no Bairro São Vicente até a avenida Carmem Carneiro, junto da BR-101, no Bairro Nogueira, dentre elas a Rua Adalberto da Costa Reis, Mário Bárbara Sobrinho, Roberto Silveira, dentre outras", informa Edilson Peixoto.
- Devido ao prolongamento da José Carlos Pereira Pinto, a antiga praça do Amarelinho, que consistia numa pequena área pavimentada em bloquetes, situada entre faixas de rolamento com tráfego intenso, será deslocada. Uma praça adequada, em local seguro, vai agradar às crianças e adultos. "Trata-se de um grande projeto que cuidamos da infraestrutura, da reurbanização, com tratamento paisagístico e da mobilidade urbana, com destaque para a nova entrada da cidade que estamos construindo, após a vitória de conseguir a autorização do Denit e da ANTT para fazer a intervenção junto da BR-101, com a anuência do Denit e da operadora da rodovia, a Autopista Fluminense. Em toda extensão da José Carlos Pereira Pinto surgem condomínios residenciais, estabelecimentos comerciais e esta avenida tem ainda importância estratégica, porque por ela se acessa ao Hospital Geral de Guarus. As obras removeram também muitos obstáculos que interferiam na qualidade da mobilidade urbana, como rampas, diversos desníveis, muito retornos, intenso fluxo de pedestres, ciclistas nas marginais das faixas de rolamento. Mas agora, os pedestres tem o passeio público padronizado e os ciclistas tem uma moderna ciclovia que ajuda no deslocamento de bicicletas entre os bairros", observa o secretário Edilson Peixoto.
Conheça alguns detalhes das obras:
CALÇADAS:
Todas estão sendo refeitas e niveladas.
No HGG, calçada terá piso tátil direcionável (p/ deficientes visuais).
Total de 10.733,00 m² de pátio de concreto (calçada),
CICLOVIA e PAISAGISMO
Canteiro central ganhará ciclovia.
Sentidos serão separados por grama e arbustos.
Nenhuma árvore será retirada.
1.652,00 m² de piso intertravado de concreto colorido,
10.668m² de ciclovia, 6.420,00 m² de plantio de grama,
6.420,00 m² de vegetação arbustiva (flores),
além de 390 novas árvores.
TRAILERS E QUIOSQUES
-Serão substituídos com padronização moderna somente os de antigos ocupantes.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 15:24:14 Espaço da Oportunidade oferece 553 vagas de emprego nesta segunda
- 17/11/2025 15:14:09 Aberto prazo para interposição de recursos para eleição de gestores de escolas
- 17/11/2025 14:55:19 Alunos da EJA da EM Pequeno Jornaleiro participam de oficina de Economia Criativa
- 17/11/2025 12:53:45 GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
- 17/11/2025 11:38:03 Prefeitura entrega nova UBSF de Conselheiro Josino nesta segunda-feira
Espaço da Oportunidade oferece 553 vagas de emprego nesta segunda
1711 15h14Aberto prazo para interposição de recursos para eleição de gestores de escolas
1711 14h55Alunos da EJA da EM Pequeno Jornaleiro participam de oficina de Economia Criativa
1711 12h53GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
1711 11h38Prefeitura entrega nova UBSF de Conselheiro Josino nesta segunda-feira
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















