Notícia no detalhe
Vídeo com projeto de Campos será exibido em Portugal
A secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu, recebeu nesta sexta-feira (22), a visita do professor do Instituto Politécnico Tomar, de Portugal, Luiz Dosterbeek. Ele veio cumprimentar a secretária pelo sucesso do projeto “Um olhar sobre nosso patrimônio cultural: nossas escolas e memórias”, realizado nas escolas municipais da Baixada Campista, em parceria com o grupo EBX e o Instituto BioAtlântica. Ele anunciou que o vídeo sobre o projeto será exibido para o Presidente de Portugal, Cavaco Silva, durante um evento, no dia 7 de julho.
O vídeo foi apresentado durante o ciclo de palestras promovido pelo grupo EBX e realizado pelo Instituto BioAtlântica, com o tema “Encontro de Sustentabilidade – Reflexões e novos caminhos para o Açu e para o mundo”. O evento foi realizado nesta quarta-feira (20), no Instituto Federal Fluminense (IFF Campos Centro).
A história da Cavalhada de Santo Amaro, que simboliza a luta entre mouros e cristãos, é mostrada no vídeo através da espada utilizada pelos cavaleiros. A pesca na Lagoa Feia é lembrada por uma agulha utilizada na confecção das redes. O objeto representativo de Tocos é o marco jesuítico, que fica no Solar do Colégio, atual Arquivo Público Municipal. Alunos das Escolas Municipais Doutor Getúlio Vargas, José de Azevedo e Olavo Alves Saldanha Filho contam a história dos objetos.
- O filme é muito bom. O projeto foi tocado com muito empenho pela equipe da Secretaria de Educação. Este projeto é parecido com o que é feito em Portugal, dentro da logística de gestão de território. O projeto aproxima as famílias das escolas e traz um envolvimento afetivo e mais conhecimento tecnológico. O projeto trabalha com todas as disciplinas, da Língua Portuguesa a História – ressalta o professor.
Luiz Dosterbeek estava acompanhado do coordenador do Centro de Conhecimento do Superporto do Açu, Marco Antonio Marinho. Uma exposição com objetos representativos das comunidades da Baixada também marcou a culminância do projeto.
- Achei muito gratificante este projeto. Quando se trabalha a memória, trabalha com o coração, com as lembranças. Acho que este trabalho vai chamar atenção das pessoas para a importância da preservação dos territórios. A participação das famílias foi fundamental – destaca a secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu.
Últimas Notícias adicionadas
- 10/01/2025 17:39:34 Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
- 10/01/2025 16:50:51 Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
- 10/01/2025 16:15:36 MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
- 10/01/2025 15:44:31 Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
- 10/01/2025 13:55:26 Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Secretaria de Educação divulga novo cronograma do Processo de Matrícula 2025
1001 16h50Após chuvas, Limpeza Pública atua com roçada em grandes avenidas e canteiros
1001 16h15MEIs têm apoio da Prefeitura para regularizar pendências com a Receita Federal
1001 15h44Vilas Olímpicas e núcleos do Movimento é Vida com vagas para diversas modalidades
1001 13h55Verão de Todos Nós 2025: Transporte público segue com reforço em Farol
Contribuinte adimplente terá desconto de 10% no IPTU em cota única até 20 de janeiro
2Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro
3Prefeitura desmente aumentos de IPTU e Contribuição sobre Serviço de Iluminação
4Primeiro DO do ano traz medidas de austeridade e cumprimento de TAG junto ao TCE
5Aberto edital de Processo Seletivo para contratação temporária de mediadores
6IPTU 2025: Guias para pagamento podem ser emitidas a partir desta sexta-feira