Notícia no detalhe
Sementes de qualidade: criação de bancos é a solução
O Programa Banco de Sementes, que pertence à Secretaria Municipal de Agricultura e Pesca, proporciona aos produtores rurais de Campos, especialmente aos que integram o programa de agricultura familiar, maior proveito nas colheitas. No município, a distribuição e o plantio de sementes de milho da variedade AL Bandeirante é a que está sendo entregue aos agricultores locais.
A diversificação na produção agrícola, de acordo com o secretário municipal da pasta, Eduardo Alves, beneficia milhares de produtores das Agências de Desenvolvimento Regional (ADRs) e ainda dos assentamentos agrícolas. No caso do Banco de Sementes, o espaço serve como uma “caderneta de poupança”, onde as sementes são "depositadas" em um armazém seguro com a intenção de serem "sacadas" no futuro, quando forem necessárias, ou seja, poderão ser usadas para replantio no caso de certas culturas desaparecerem ou serem destruídas. Quando armazenadas corretamente, as sementes podem permanecer viáveis por décadas ou mesmo por séculos.
Relatório da safra 2011 – Num relatório apresentado pela secretaria, foram destacadas as entregas de sementes de feijão tipo “xodó” com o plantio feito entre março e abril do ano passado e estimativa de colheita de 22 toneladas; milho da variedade “Albandeirante”, cujos plantio fora feito no segundo semestre de 2011(setembro/outubro/novembro) com meta de colheita de 184 toneladas.
Do relatório consta ainda a entrega de sementes de milho, todas selecionadas e distribuídas entre produtores das localidades de Flecheiras, Assentamento Zumbi, Vila Nova e Santo Eduardo. Essas sementes estão servindo para a produção de silagem (método de conservação de forragem para alimentação do gado leiteiro), complementando sua alimentação e melhorando a produção, que ficou na estimativa de 150 toneladas. Nas áreas de Morro do Coco, Palmares, Pitangueira, Ponta da Lama , Sabão, Santa Ana, Santa Maria, Travessão e mais cinco Agências de Desenvolvimento Regional, os produtores tiveram em mãos,sementes de plantio do milho “Albandeirante”.
Arroz – A Agricultura e Pesca forneceu ainda na localidade de Espírito Santinho, no mês de dezembro passado, para cobertura de dois hectares de área, com início da colheita em maio deste ano, em torno das 9,5 toneladas, grãos de arroz do tipo EPAGRI 106. O uso da colheita mecanizada está sendo usada como forma de inovação tecnológica pelo produtor Jarbas Marques, que iniciou o plantio em 30 de dezembro de 2011.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 18:41:43 Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
- 09/09/2025 18:30:39 Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
- 09/09/2025 18:06:48 Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Sebrae e Turismo realizam capacitação para igrejas da rota do “Caminhos da Fé”
0909 18h30Prefeito Wladimir participa da posse da nova diretoria da UFF
0909 18h06Mobiliza SAEB reforça preparação da rede municipal e mira nota histórica no IDEB
0909 14h30Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira