Notícia no detalhe
Cirurgias paradas por falta de sangue
As cirurgias eletivas, ou seja, as que não são consideradas de urgência estão sendo adiadas por falta de sangue no Hemocentro Regional de Campos. A situação se agravou na última semana com uma redução drástica no número de doações, com uma média de 20 doadores por dia, quando o número considerado ideal deveria ser 70.
De acordo com a assistente social do Hemocentro, Maria Gonçalves, os números são alarmantes e só as cirurgias de emergência estão contanto com a liberação de bolsas. “Se as pessoas não comparecerem ao Hemocentro para doar, não poderemos atender aos pedidos recebidos pelos hospitais e infelizmente os pacientes que tem cirurgias agendadas vão precisar esperar”, comentou.
Ainda segundo Maria o Hemocentro atende hospitais públicos e particulares de Campos e mais 16 municípios do Norte e Noroeste Fluminense, mas atualmente só o município de Pádua contribui efetivamente. “Semanalmente recebemos uma média de 15 doadores de Pádua e esta atitude deveria servir de exemplo para os demais municípios da região, que são assistidos pelo Hemocentro Regional de Campos”, disse.
O Hemocentro, que é uma das unidades da Fundação Municipal de Saúde, funciona diariamente, das 7 às 18h, inclusive aos sábados, domingos e feriados. Para doar é preciso levar um documento original de identidade com foto, ter peso superior a 50 Kg, idade entre 16 e 67 anos, não estar em jejum e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas três horas.
Doadores com 16 e 17 anos devem comparecer ao Hemocentro Regional de Campos acompanhados pelos seus representantes legais, preencher formulário próprio, com o consentimento formal do responsável legal para cada doação, com cópia da identidade oficial do responsável anexada. Candidatos com idade superior a 60 anos só poderão doar se realizaram doações de sangue anteriormente.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
- 02/05/2025 10:39:42 Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
0205 10h39Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18