Notícia no detalhe
Museu Histórico de Campos aberto ao público
O Museu Histórico de Campos, que foi inaugurado na sexta-feira (29) pela prefeita Rosinha Garotinho, é uma grande conquista para a cultura do município, que esperava há anos por um espaço desse porte. O prédio do Solar Visconde de Araruama, do século XIX, e que serviu de sede do poder público municipal, da Câmara de Vereadores no início do século XX e da Secretaria Municipal de Fazenda no governo de José Alves de Azevedo, foi restaurado para abrigar o Museu, que terá a incumbência de guardar e preservar a memória do município. O museu está sendo administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
O diretor do Arquivo Público Municipal, o museólogo Carlos Freitas, um dos responsáveis por todo o processo de restauração do Solar Visconde de Araruama e da ocupação do Museu Histórico de Campos com o atual acervo, fala da importância desse espaço para o município. "A restauração desse prédio foi importantíssima para Campos e região. Aqui, onde funcionou a Câmara Municipal, é um local simbólico. E é importante essa nova utilização do espaço. Pretendemos que as pessoas venham e tenham a sensação de pertencimento à memória da cidade. Esse é o local para isso, para que as pessoas sintam-se pertencidas a algum lugar", disse Freitas.
Dividido em salas específicas que contam a história dos séculos XVII ao século XX, o Museu Histórico de Campos terá uma biblioteca municipal no prédio anexo. Na sala do século XVII, ficarão os materiais arqueológicos, como material de enterramento indígena, como um machado de pedra e uma ossada de índio. Na sala do século XVIII, estão a moringa de cerâmica e uma apresentação de cela de cavalo campista, entre outras peças.
Na sala do século XIX, está o material do movimento abolicionista, o material de produção de açúcar, exposição de moedas e instrumentos de tortura. E na sala do século XX, as peças da evolução urbana, como placas usadas em carroça e em outros transporte de tração animal e réplicas do bondinho. O Museu Histórico de Campos também tem uma área no fundo, com um jardim, que será utilizado para desenvolver atividades com crianças e também poderá ser utilizado para leitura.
Atualmente, o Museu Histórico de Campos está com uma exposição sobre a Rede Ferroviária Federal, acervo que estava no Museu Olavo Cardoso; e a Exposição "O Comércio Informal: Feiras, Mercados e Quiosques", sobre o comércio ambulante no Rio de Janeiro, que pertence ao Museu Histórico Nacional. Situado na Praça São Salvador, área central da cidade, o Museu Histórico de Campos está aberto ao público de terça-feira a sexta-feira, das 10 horas às 20h; e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Visitas em grupo poderão ser agendadas pelo telefone (22) 2728-5058.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
- 02/05/2025 10:39:42 Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
0205 10h39Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18