Notícia no detalhe
Museu Histórico de Campos aberto ao público
O Museu Histórico de Campos, que foi inaugurado na sexta-feira (29) pela prefeita Rosinha Garotinho, é uma grande conquista para a cultura do município, que esperava há anos por um espaço desse porte. O prédio do Solar Visconde de Araruama, do século XIX, e que serviu de sede do poder público municipal, da Câmara de Vereadores no início do século XX e da Secretaria Municipal de Fazenda no governo de José Alves de Azevedo, foi restaurado para abrigar o Museu, que terá a incumbência de guardar e preservar a memória do município. O museu está sendo administrado pela Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
O diretor do Arquivo Público Municipal, o museólogo Carlos Freitas, um dos responsáveis por todo o processo de restauração do Solar Visconde de Araruama e da ocupação do Museu Histórico de Campos com o atual acervo, fala da importância desse espaço para o município. "A restauração desse prédio foi importantíssima para Campos e região. Aqui, onde funcionou a Câmara Municipal, é um local simbólico. E é importante essa nova utilização do espaço. Pretendemos que as pessoas venham e tenham a sensação de pertencimento à memória da cidade. Esse é o local para isso, para que as pessoas sintam-se pertencidas a algum lugar", disse Freitas.
Dividido em salas específicas que contam a história dos séculos XVII ao século XX, o Museu Histórico de Campos terá uma biblioteca municipal no prédio anexo. Na sala do século XVII, ficarão os materiais arqueológicos, como material de enterramento indígena, como um machado de pedra e uma ossada de índio. Na sala do século XVIII, estão a moringa de cerâmica e uma apresentação de cela de cavalo campista, entre outras peças.
Na sala do século XIX, está o material do movimento abolicionista, o material de produção de açúcar, exposição de moedas e instrumentos de tortura. E na sala do século XX, as peças da evolução urbana, como placas usadas em carroça e em outros transporte de tração animal e réplicas do bondinho. O Museu Histórico de Campos também tem uma área no fundo, com um jardim, que será utilizado para desenvolver atividades com crianças e também poderá ser utilizado para leitura.
Atualmente, o Museu Histórico de Campos está com uma exposição sobre a Rede Ferroviária Federal, acervo que estava no Museu Olavo Cardoso; e a Exposição "O Comércio Informal: Feiras, Mercados e Quiosques", sobre o comércio ambulante no Rio de Janeiro, que pertence ao Museu Histórico Nacional. Situado na Praça São Salvador, área central da cidade, o Museu Histórico de Campos está aberto ao público de terça-feira a sexta-feira, das 10 horas às 20h; e aos sábados, domingos e feriados, das 13h às 18h. Visitas em grupo poderão ser agendadas pelo telefone (22) 2728-5058.
Últimas Notícias adicionadas
- 11/01/2026 19:29:24 Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
- 11/01/2026 17:56:45 Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
- 11/01/2026 17:45:05 Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
- 11/01/2026 08:44:47 Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
- 11/01/2026 08:36:41 Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Circuito de Trios ferveu em Farol neste domingo com Jack Fies
1101 17h56Cadeirão de Farol atrai turistas e já é o novo ponto de encontro para fotos
1101 17h45Primeira edição do Vem pro Lagamar faz sucesso em Farol de São Tomé
1101 08h44Saúde amplia acesso e descentraliza testes rápidos nas UBSFs
1101 08h36Felipe Araújo lança música em Campos durante show em Farol
Publicada retificação do edital do Concurso da Educação com ampliação dos requisitos
2IPTU 2026: Guias para pagamento disponíveis a partir desta quinta
3Verão 2026 no Farol reúne grandes atrações e reforça turismo e cultura no litoral
4Divulgado calendário de pagamento de 2026 dos servidores
5Prefeitura antecipa salário de dezembro e pagamento dos servidores já está na conta
6Prefeito reúne secretários e servidores em confraternização de fim de ano




















