Notícia no detalhe
Educadores sanitários orientam sobre vigilância em Saúde
A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária (Visa), realiza toda terça feira, às 9h, o curso gratuito sobre Boas Práticas de Manejo dos Alimentos. A capacitação é ministrada pelos profissionais de saúde e educadores sanitários Ana Paula Siqueira, Antônio Vangarges e Vívian Lanunce.
O diretor da Visa, Waldir Simões, diz que o curso integra as atividades de educação e vigilância em saúde. “Esse curso é condição para expedir o Alvará Sanitário dos estabelecimentos comerciais que trabalham com alimentos, tais como restaurantes, bares, lanchonetes, mercados, açougues, entre outros”, explicou.
- Mas por que implantar boas práticas, afinal? Só por que a Vigilância Sanitária exige? Não. O objetivo das Boas Práticas de manipulação é evitar a ocorrência de doenças provocadas pelo consumo de alimentos contaminados - orienta Vivian Lanunce, que também é coordenadora do setor de Informação, Educação e Comunicação (IEC-Visa).
A educadora sanitária, Ana Paula, acrescenta que quem se propõe a trabalhar no ramo de alimentação deve ter consciência da sua responsabilidade sobre a saúde das pessoas. “É preciso capacitar-se, como em qualquer outra profissão. Os cuidados ao preparar um sanduíche no mais simples dos botecos ou uma refeição no mais sofisticado dos restaurantes não devem ser diferentes”, salienta.
Antônio Vangarges afirma que o aspecto financeiro é muito importante, porém, para ele, não é justo querer lucrar em cima da saúde dos outros. “Conhecimentos de planejamento e administração ajudam a evitar desperdícios e assim, obter lucro, pois o bom profissional se preocupa em oferecer um alimento que, além de gostoso e com preço justo, não provoque nenhuma doença ou mal estar no cliente”, concluiu.
O agente de Crédito do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), Clayton Rangel, também participou do curso. Ele apresentou a palestra Microcrédito: crédito na medida certa para seu negócio. “Esta tem sido uma oportunidade imperdível para quem trabalha com a produção de mercadorias, comerciantes ou prestadores de serviços. Eles devem receber orientação para não cair na armadilha dos juros abusivos”, disse Clayton.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
- 02/05/2025 10:39:42 Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
0205 10h39Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18