Notícia no detalhe
Mais de oito mil trabalhadores formalizados em três anos e meio
O Programa Empreendedor Individual (EI), que já formalizou mais de 8 mil trabalhadores em três anos e meio, vem conquistando cada vez mais a população. Nesta quarta-feira (11), aconteceu mais um Espaço do Empreendedor, na Fundação Cultural Jornalística Oswaldo Lima (Palácio da Cultura). Segundo informações do presidente da Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), Jivago Faria, a cada semana o número de pessoas que procura o Espaço aumenta mais e mais.
Jivago afirmou, ainda, que o perfil das pessoas que buscam se formalizar mudou, pois muitos indivíduos estão abrindo seu primeiro negócio através do programa. Além do mais, antes, o público era bastante limitado, com alguns ambulantes e pequenos artesãos. A gora o número de trabalhadores de todos os ramos vem crescendo gradativamente.
— Houve uma evolução muito grande das pessoas que nos procurou antes e, também, daqueles que nos procuram agora. O primeiro, porque, alguns que começaram como microempreendedores individuais, atualmente já possuem um negócio bem maior e com grande número de funcionários. E o segundo caso, porque os indivíduos já chegam até nós com bastante informação. São pessoas esclarecidas e que buscam se aperfeiçoar em sua área — ressaltou o presidente.
Contabilizando quase 170 atividades distintas todas as semanas, o Espaço do Empreendedor vem garantindo a muitos microempreendedores qualificação profissional e principalmente informação. "A demanda é tanta que às vezes nem conseguimos dar conta. Por isso criamos o Espaço Itinerante, onde esses indivíduos podem todas as quintas-feiras, obter ajuda e informações. Além do mais, é a oportunidade das pessoas se encontrarem e trocarem experiências", explicou Jivago dizendo ainda que as vagas para o Espaço Itinerante são limitadas a 120 e as inscrições são gratuitas.
Inscrita no programa desde outubro do ano passado, a cabeleireira Sirleia Alves Cabral, 44 anos, comentou que jamais poderia imaginar que pudesse sair da informalidade.
"Estou muito satisfeita com tudo que vem acontecendo em minha vida desde que entrei para o programa. Agora me sinto segura e tranqüila, pois tenho meu CNPJ tudo direitinho e pude até colocar máquina de cartão de crédito no meu salão. Um sonho que se tornou realidade graças ao Programa Empreendedor Individual", disse a cabeleireira.
- Estou muito feliz com o espaço. Tem me ajudado muito”. A afirmação é da Adriana Barcelos (34), que é autônoma, vende lingerie em sua própria casa e que já está usufruindo do projeto hà seis meses.
Últimas Notícias adicionadas
- 03/05/2025 09:49:55 Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
- 03/05/2025 09:43:12 Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
- 03/05/2025 07:30:11 Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
- 02/05/2025 13:08:47 Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
- 02/05/2025 10:39:42 Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Saldo do Cartão Goitacá na conta dos usuários
0305 09h43Seduct vai selecionar professores para Programa Brasil alfabetizado
0305 07h30Campos inicia pesquisa de campo do 2º LIRAa de 2025 nesta segunda
0205 13h08Casa de Cultura de Conselheiro Josino receberá Torneio de Futevôlei neste domingo
0205 10h39Mês de Combate ao Abuso e Exploração de Crianças e Adolescentes com programação
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2CadÚnico: 800 pessoas são atendidas em mais um dia de Mutirão de Atualização
3Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
4Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
5Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18