Notícia no detalhe
Pesquisadores: material arqueológico no Solar do Colégio
Cachimbos, ossos, moedas, porcelanas entre outros materiais dos séculos XVIII e XIX, foram encontrados pelos pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR) em parceria com a Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e o Museu Histórico Nacional no Solar do Colégio, onde funciona o Arquivo Público Municipal Waldir de Carvalho administrado pela Prefeitura de Campos através da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima. O projeto intitulado “Café com açúcar: Escravidão em área de açúcar e café no Sudeste rural”.
De acordo com o arqueólogo Luiz Claudio Symanski, cerca de 10 a 15 pesquisadores estão buscando no local artefatos dos trabalhos dos escravos nos séculos XVIII e XIX, na Senzala, na cerâmica de produção local e nas redondezas. “Estamos buscando fragmentos de peças inglesas e portuguesas, ornamentos e colares, além de restos de animais como porcos, animais silvestres”, disse o arqueólogo.
- Aqui é o começo de um projeto que vamos fazer no interior do Rio de Janeiro, terra do açúcar, e em São Paulo, que é grande produtor de café. Optamos por este local, já que é importantíssimo para a história. Vamos descobrir como viviam as comunidades durante a escravidão e após a abolição – completa, acrescentando que os trabalhos prosseguem até o dia 30 de Julho, com previsão de retorno no primeiro semestre de 2013.
A estudante de Ciências Sociais, Luara Antunes, de 21 anos, ficou encantada com a beleza do Solar. “É inexplicável. Aqui, estamos descobrindo como eram as relações de poder entre as duas classes sociais, o escravo e os senhores. A diferença de consumo já que podiam ganhar seu próprio dinheiro. A pesquisa com o moradores do entorno do Solar vai acrescentar nos estudos, fazendo a ligação passado- presente”, destaca.
Riquezas históricas - A presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, Patrícia Cordeiro, informa que os moradores e visitantes podem ter acesso às riquezas históricas de Campos através de jornais, registros e documentos da Câmara Municipal de Campos e da Prefeitura de Campos no Arquivo Público. Exposição de fotos sobre a Memória do Solar além do laboratório de restauração de acervo, sendo o único do interior do Estado do Rio de Janeiro. “A política cultural implementada pela prefeitura está resgatando a memória da cidade através do Museu Histórico de Campos e do Solar do Colégio onde a população, a cada dia, está podendo conhecer o que marcou a terra dos índios goitacazes”, disse a presidente.
O Arquivo Público Municipal Waldir de Carvalho funciona de segunda a sexta, das 8h às 17h, na Estrada Sergio Vianna Barroso n° 3060. Maiores informações pelo telefone 2733-9999.
Últimas Notícias adicionadas
- 29/10/2025 16:31:59 Economia Solidária reúne artesãos de Campos para prestar contas e planejar ações
- 29/10/2025 16:24:50 Mudança na aplicação da vacina antirrábica humana em Campos
- 29/10/2025 16:08:24 FDP 2025: programação oficial de cinco dias de arte, literatura e doçaria campista
- 29/10/2025 15:52:56 Seduct alerta unidades que não concluíram retificações do Censo Escolar
- 29/10/2025 12:56:53 Ceam promove ação especial em alusão ao Outubro Rosa
Economia Solidária reúne artesãos de Campos para prestar contas e planejar ações
2910 16h24Mudança na aplicação da vacina antirrábica humana em Campos
2910 16h08FDP 2025: programação oficial de cinco dias de arte, literatura e doçaria campista
2910 15h52Seduct alerta unidades que não concluíram retificações do Censo Escolar
2910 12h56Ceam promove ação especial em alusão ao Outubro Rosa
Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
2Porto do Açu apresenta à Prefeitura de Campos projeto de Hub de Ferro Metálico
3Profissionais aprovados no concurso do PSF/2008 iniciam curso de formação
4Publicadas leis que fortalecem o Magistério e valorizam servidores da Educação
5Guarda Municipal forma novos agentes de grupamentos
6Prefeito Wladimir decreta ponto facultativo no próximo dia 31

















