Notícia no detalhe
Exposição de réplica de satélite em escola municipal
O artista plástico Ricardo Salgado realiza, nesta quarta-feira (18), uma exposição única da réplica do satélite Cebrs 03, que será lançado em novembro, na China, no projeto Brasil China Espacial. A exposição vai acontecer das 13h às 16h, na Escola Municipal Sebastião Ribeiro de Deus, no Novo Jóquei.
- Esta réplica foi uma encomenda feita especialmente pelo presidente da Agência Espacial Brasileira (AEB), José Raimundo Coelho, durante a Rio + 20. Ele conheceu o meu trabalho, gostou muito da plataforma submersível, mostrou uma foto do satélite e perguntou se eu o reproduziria com resíduos sólidos eletrônicos - conta o artista.
A peça será apresentada neste domingo (22), na 64ª Reunião da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). O evento será realizado na Universidade Federal do Maranhão. Ricardo levou 13 dias para fazer a réplica do satélite, que pesa 28 quilos, utilizando resíduos eletrônicos, como placas de computadores, discos rígidos e filmes de Raio X.
No retorno do Maranhão, o artista vai ministrar uma oficina de cinco dias, em Campinas, no Centro de Tecnologia da Inovação Renato Archer, órgão de ponta do Ministério da Ciência e Tecnologia, o mesmo que o convidou para participar da Rio + 20. A réplica do satélite vai ficar no acervo da Agência Espacial Brasileira e será usada em eventos nacionais e internacionais.
- É mais uma oportunidade de ver o nome de nossa cidade num lugar de destaque, haja vista que foi participando de um evento organizado pela Prefeitura de Campos, a Exposição “Luxo do Lixo” que o meu trabalho surgiu – ressalta Ricardo Salgado.
Durante a exposição na Escola Municipal Sebastião Ribeiro de Deus, as crianças vão ter a oportunidade de interagir com o artista. “As crianças vão poder ver de perto quem é este espião que vive espionando nosso planeta e nos informando sobra as mudanças climáticas e o desmatamento da Amazônia”, completa o artista plástico.
Segundo a secretária de Educação, Joilza Rangel Abreu, a exposição vai contribuir para despertar nas crianças o gosto pela ciência e a inovação tecnológica. “Através da réplica do satélite, as crianças terão também, a oportunidade de aprender mais sobre a reciclagem e a importância da preservação do meio ambiente, uma vez que os resíduos eletrônicos serão reaproveitados, deixando de poluir o meio ambiente”, destaca a secretária.
Últimas Notícias adicionadas
- 05/05/2025 19:03:20 Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
- 05/05/2025 17:21:51 Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
- 05/05/2025 17:05:34 Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
- 05/05/2025 15:50:37 Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
- 05/05/2025 15:31:55 Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Crianças e adolescentes de acolhimentos e residências inclusivas ganham chocolate
0505 17h21Educação divulga resultado final de aprovados para o Mais Ciência na Escola
0505 17h05Aberto edital para professores alfabetizadores do Programa Brasil Alfabetizado
0505 15h50Creche Dom Hélder Câmara passa por obra de ampliação modular
0505 15h31Casa de Cultura de Conselheiro Josino recebe Torneio de Futevôlei
Aberto edital do processo seletivo para cuidadores da Educação
2Vacina contra gripe disponível em 40 salas de imunização
3Inscrições para Formação de Integração das Redes do CNCA pela FGV até quarta-feira
4Prefeitura faz novas análises de dados dos beneficiários do Cartão Goitacá
5FCJOL com inscrições abertas para os Cursos Gratuitos 2025
6Teatro Trianon receberá encenação da Paixão de Cristo 2025 no próximo dia 18