Notícia no detalhe
Mãos de Campos: espaço do artesão campista
O artesanato brasileiro ganha novo fôlego a partir da proximidade de eventos de grande porte, especialmente no Estado do Rio, como a Copa do Mundo e as Olimpíadas. Por conta disto, já sendo visto como instrumento de catalisação de recursos, elevação de renda familiar e alternativa em mão de obra especializada pelo IBGE.
No município, a Feira Mãos de Campos, que hoje comporta cerca de 150 profissionais do segmento, credenciados pela Companhia de Desenvolvimento de Campos (Codemca), reúne enorme variedade em artigos nos setores de cama, mesa e banho, enfeites, vestuário, bonecas e outros.
No Estado do Rio, somente no ano passado, junto ao setor de artesanato, foram realizadas 33 das 41 dessas feiras nacionais, de acordo com a União Brasileira dos Promotores de Feiras (Ubrafe) – aglutinando forças no universo de quase nove milhões de artesãos brasileiros, de acordo com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
- A Feira Mãos de Campos reúne enorme variedade em artigos nos setores de cama, mesa e banho, enfeites, vestuário, bonecas e outros. Ela está em atividade por quase 20 anos, fica aberta ao público de quinta a sábado, entre 8h e 17h (exceto sábado onde paralisam os trabalhos às 13h - disse o presidente da Codemca, Jivago Faria.
Novos horizontes - Instalada em local privilegiado (Praça São Salvador), no Centro de Campos, a feira pode agora contar com o funcionamento do Museu Histórico de Campos, completamente reformado. Com as presenças mais próximas de visitantes e turistas, os artesãos com suas barracas – totalizam cerca de 30 delas – podem vislumbrar novos horizontes no que tange à economia familiar, gerando um aquecimento da economia do município e até mesmo para o país, já que a atividade artesanal no Brasil movimentava há dez anos atrás, cerca de R$ 28 bilhões por ano, que correspondia, há época, a 2,8% do Produto Interno Bruto (PIB) nacional.
Cartões - A Feira Mãos de Campos, mantida pela Companhia de Desenvolvimento do Município de Campos (Codemca), também recebe adesão de artesãos inscritos, para se formalizarem como micro-empreendedores. Com isso, eles terão acesso às vendas por meio de cartões de crédito e débito e, ao mesmo tempo, fomentar o comércio informal.
Últimas Notícias adicionadas
- 22/12/2024 13:07:31 Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
- 22/12/2024 12:55:03 Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
- 22/12/2024 12:28:31 Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
- 22/12/2024 09:30:34 Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
- 21/12/2024 18:59:09 Campo do Espaço de Convivência do Eldorado é palco de Escolinha de Futebol
Recital de Fim de Ano do pianista Ivan Glória encanta público no Museu Histórico
2212 13h07Agricultura: Campos apoia pequenos produtores no desenvolvimento de novas culturas
2212 12h55Samba no Cais encerra temporada do ano com show de Swing & Simpatia e grande público
2212 12h28Foi encerrada nesse sábado a II Conferência Municipal do Meio Ambiente
2112 17h03Revitalizado, Chafariz Belga vai ser entregue à população na próxima segunda
Cadastro da pré-matrícula para alunos novos começou nesta terça-feira
2Coqueluche: Saúde convoca trabalhadores que atuam em creches para vacinação
3Servidores efetivos são convocados para autoavaliação funcional
4Prefeitura paga servidores nesta sexta e injeta mais R$ 137 milhões na economia
5Processo seletivo da Educação: confira a lista dos candidatos e horários de prova
6Prefeito Wladimir anuncia antecipação do pagamento de dezembro