Notícia no detalhe
História: obra do Centro revela trilhos dos bondes
O Projeto de Revitalização do Centro Histórico de Campos está permitindo que se recupere e preserve a história do município. Recentemente com as escavações da obra foram “descobertos” os trilhos do ponto inicial da linha dos bondes, que ficava vizinho ao prédio da Lira de Apolo e que tinha várias linhas para os bairros do Caju, Matadouro, Turfe Clube, Avenida Pelinca (Via Rua 13 de Maio) e Capão (Ia até próximo à igreja de São João Batista, no além da Rua João Maria). O Chá-Chá-Chá, por exemplo, era “ponto 100 rés” dos bondes. Havia muitos deles nos percursos, porque não se pagava à época passagem por um preço único. Na obra do Bairro Legal da Lapa, foram descobertas manilhas inglesas com a escavação da Avenida Sete de Setembro.
O secretário de Cultura, Orávio de Campos Soares, comenta sobre essas escavações, que considera de natureza arqueológica. “Isso mostra que, como nos afirma o pensador Paul Marie Veyne, a história não morre e, uma vez coberta pela poeira do tempo, um dia vai, pelo interesse do pesquisador, fluir enquanto memória que ficou hibernando por algum tempo. Os trilhos dos bondes sempre estiveram ali e sua história também. A existência rizomática tem uma grandeza toda peculiar, principalmente, para as novas gerações que, apenas, ouviram falar desse importante meio de transporte de massa”, fala Orávio.
Ele informa que o escritor Alceir Maia Mendonça, em seu livro “História da Eletricidade em Campos” dedica um capítulo inteiro sobre os bondes. “Na página 75, o autor salienta que os bondes de Campos, inaugurados a 14 de outubro de 1916, começaram a ser retirados de circulação nos idos de 1958, quando foram substituídos pelos ônibus da Serve – Serviço Rodoviário de Viação Estadual. Os ônibus, inicialmente, eram movidos a energia elétrica e tinham o nome de trolleybus. Uma das linhas, no entanto, a do Caju, permaneceu nos trilhos até 1964", conta o historiador que, no dia 15 de novembro de 1964, o bonde número 14 fez sua última viagem”, informou o secretário.
Sobre a o Museu Histórico de Campos, que tem expostas duas réplicas dos bondes, o secretário diz que esse espaço é reivindicado por mais de dois séculos. “O espaço hoje atrai, na maioria, a juventude. Provavelmente estimulada pelos seus professores que, em tese, mostram a grandeza da cidade pela capacidade que seus concidadãos têm de preservar sua história, com a certeza de que ela amplia a auto-estima e fortalece a consciência da cidadania. Para se ter uma idéia, Campos participa hoje do Sistema Nacional de Museus e todo o planeta se ufana de possuir mais um espaço de lembranças, referências e significados. A cidade ganhou muito mais prestígio com a inauguração de seu museu histórico”, afirma ele.
- O lugar onde o Museu está localizado é o único complexo arquitetônico mais ou menos preservado. É só pegarmos uma fotografia no início do século passado e comparar com a de agora. As mudanças foram pequenas. Conseguimos, à base do convencimento, que os proprietários dessem uma limpeza na visualidade dos prédios e os pintassem. Agora, a Ampla ficou de retirar os postes e a fiação. Claro que isso valorizou muito o Centro Histórico e nos mostra como ficará o centro como um todo: sem letreiros gigantes, sem marquises e sem postes e fios dado uma péssima visão estética – projeta Orávio de Campos.
Últimas Notícias adicionadas
- 17/11/2025 12:53:45 GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
- 17/11/2025 11:38:03 Prefeitura entrega nova UBSF de Conselheiro Josino nesta segunda-feira
- 17/11/2025 08:58:03 Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
- 17/11/2025 08:40:00 Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
- 16/11/2025 14:38:30 Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
GCM inicia penúltima etapa para viabilizar armamento da corporação
1711 11h38Prefeitura entrega nova UBSF de Conselheiro Josino nesta segunda-feira
1711 08h58Feira de arte e cultura do Morrinho acontece no dia 7 de dezembro
1711 08h40Tomógrafo do Hospital São José contribui para melhor atendimento aos pacientes
1611 14h38Este domingo foi de muito Samba na Praça no Jardim do Liceu
GCM ganha quatro filhotes para reforçar Grupamento de Operações com Cães
2Prefeitura de Campos avança na realização do concurso público da Educação
3Educação faz 4ª convocação de cuidadores para educação especial inclusiva
4Portaria muda exigências de formação para eleição de diretores de escolas
5Comitiva da Prefeitura de Campos visita obras do Porto Central
6Lei que institui o Refis 2025 é sancionada pelo prefeito Wladimir




















