Notícia no detalhe
Pipas: Fundecam incentiva "negócio da China"
O empreendedor Floriano Jorge Carvalho Peixoto, mais conhecido como Peixoto, o Rei das Pipas, encontrou em uma brincadeira de criança a oportunidade de negócio que tanto buscou. E foi através do Programa de Microcrédito, do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam), que pode alçar vôos mais altos. No Bazar, montado na Penha, e que leva o nome da fama que ganhou, ele produz de 10 a 15 mil pipas, por temporada, um negócio da China, país de origem do produto, que também, é conhecido como papagaio em algumas regiões do país. Peixoto faz parte de uma estatística positiva do Fundecam, que ultrapassou a marca de 400 operações em R$ 2,6 milhões liberados.
Ele conta que, assim como a maioria das crianças, o interesse pelas pipas começou ainda na infância. “Quando eu era garoto, soltava arraias em São Gonçalo, onde eu morava. Depois que vim para Campos, já trabalhei em comércio e em empresa de ônibus. Sempre corri muito atrás”, disse o empreendedor, que também vende cola, rabiola, carretel, entre outros produtos utilizados para soltar pipa, mas sempre destacando a importância da segurança.
Peixoto conta que, através do Fundecam, pode investir na compra de uma máquina de enrolar linha e em matéria-prima para fabricação das pipas. Como bom empreendedor, conhece bem a importância de inovar. “É importante sempre termos novidades. Agora, estou começando a trabalhar com as baratinhas”, adianta Peixoto que, a todo momento, atende a um cliente, já que a temporada é de férias. Além disso, ele passou a acreditar ainda mais no seu potencial. “Eu já acreditava em mim. Passei a acreditar ainda mais”, conta Peixoto, que há quatro meses buscou o Fundecam para o financiamento.
O Rei das Pipas conta que, depois de ter legalizado a empresa pelo Sebrae, buscou no Espaço do Empreendedor informações sobre linhas de crédito e, ao ir ao Fundecam, encontrou o que precisava. “Fiz as contas e vi que o Fundecam tinha a menor taxa de juros. É muito importante a maneira como fui recebido lá porque me explicaram tudo”, explicou, acrescentando que, para o sucesso de um negócio, é preciso organização e comprometimento, quesitos que também ele alega ter encontrado quando foi no órgão da prefeitura.
Segundo o presidente do Fundecam, Otávio Amaral, o órgão tem funções econômicas e sociais e, a partir da reformulação feita em 2009, abriu espaço aos empreendedores individuais, além de micro e pequenas empresas. “São recursos dos royalties movimentando a economia e transformando sonhos em realidade”, disse Otávio Amaral, acrescentando que a meta é chegar ao final do ano com 1000 operações aprovadas com cinco milhões de financiamentos.
Últimas Notícias adicionadas
- 09/09/2025 14:30:35 Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
- 09/09/2025 14:02:46 Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
- 09/09/2025 13:27:22 Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
- 09/09/2025 13:19:31 Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
- 09/09/2025 13:04:52 Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Agricultura realiza reunião para produtores interessados em participar do PNAE
0909 14h02Espaço da Oportunidade com 483 vagas de emprego nesta semana
0909 13h27Guardião da Memória: papel do Arquivo na preservação da história da Prefeitura
0909 13h19Mais Ciência na Escola mapeia poluição plástica em Lagoa de Cima e propõe soluções
0909 13h04Ação conjunta retira cercas irregulares em Lagoa de Cima
Prefeitura publica novas convocações do concurso do Programa Saúde da Família
2Secretaria de Fazenda dá boas-vindas aos novos auditores fiscais
3Desenvolvimento Econômico vai promover Café do Empreendedor dia 19
4Nova diretriz reduz para 37,5°C temperatura considerada febre em crianças
5Prefeitura paga salários nesta sexta e injeta R$ 139 milhões na economia local
6Espaço da Oportunidade com 674 vagas de emprego nesta segunda-feira