Notícia no detalhe
Mulheres aprendizes do curso de Eletricista surpreendem
As mulheres aprendizes do curso de eletricista predial, realizado pela Secretaria Municipal de Trabalho e Renda, estão surpreendendo pelo desempenho apresentado nas aulas práticas. A declaração é do professor de eletricidade, Julio César Barreto Licurgo, durante aula prática para as alunas do Curso de Eletricidade, no Balcão de Empregos da secretaria. No local há ainda o curso especial de Hidráulica, também para mulheres, que demonstram entusiasmo durante as aulas.
Outros três cursos para mulheres, também no setor da construção civil, estão em andamento, graças à parceria que a Secretaria de Trabalho e Renda firmou com o Sindicato da Construção Civil. São os cursos de Alvenaria (pedreiro), Pintura e Assentamento de Azulejos, perfis e pastilhados cerâmicos.
Sem medo de levar choque, as alunas demonstram entusiasmo e vontade de aprender durante as aulas práticas, que é quando colocam a mão na massa, ou seja, nos circuitos, tomadas, interruptores e chaves de segurança, que são os dijuntores que protegem o circuito elétrico contra curtos circuitos, que provocam danos à rede e, também, podem afetar os eletrodomésticos, aparelhos eletroeletrônicos ou equipamentos mais pesados, como compressores, aparelhos condicionadores de ar, entre outros.
Depoimentos - "Eu sou confeiteira e sustento minha casa. Como preciso dos serviços de eletricista e a mão-de-obra está muito cara, decidi fazer o curso por dois motivos: além de eu aprender e não precisar pagar eletricista, vou ficar com uma segunda profissão, que vai me proporcionar a alternativa de um segundo emprego como autônoma. Estou gostando muito do curso e já estou feliz porque já vejo este aprendizado como uma opção para melhorar a renda", declarou Ana Paula Coutinho da Silva, 34 anos.
- Eu trabalhava como servente e fiquei desempregada. Tive a sorte de tomar conhecimento do curso através de uma amiga e aqui estou eu, gostando muito do que estou aprendendo. Estou fazendo o curso, vou levar até o fim, porque pretendo trabalhar como autônoma em serviços de instalações e de manutenção. Sei que o setor da construção civil cresce muito e tenho muitas chances de evoluir na profissão de eletricista. Eu tenho dois filhos, estou dependendo de pensão para eles e do Bolsa Família, mas sei que logo, logo, vou viver com meus filhos do meu salário, que será fruto do meu trabalho, de forma digna, sem depender destes socorros financeiros - declarou Margareth de Souza.
Últimas Notícias adicionadas
- 19/03/2026 17:39:39 Seduct e Ronda Escolar ampliam parceria e formarão gestores sobre educação digital
- 19/03/2026 17:25:21 Educação tem canal para denúncias de Assédio Moral, Sexual e Discriminatório
- 19/03/2026 16:49:33 LGBTQIAPN+: Atendimento no novo espaço começa na próxima quinta-feira
- 19/03/2026 15:32:28 Itinerários de ônibus na região central com alteração temporária no domingo
- 19/03/2026 12:02:31 Reunião alinha últimos detalhes para o Adora Campos
Seduct e Ronda Escolar ampliam parceria e formarão gestores sobre educação digital
1903 17h25Educação tem canal para denúncias de Assédio Moral, Sexual e Discriminatório
1903 16h49LGBTQIAPN+: Atendimento no novo espaço começa na próxima quinta-feira
1903 15h32Itinerários de ônibus na região central com alteração temporária no domingo
1903 12h02Reunião alinha últimos detalhes para o Adora Campos
Primeiros agentes da GCM são certificados para porte funcional de arma de fogo
2Defesa Civil de Campos esclarece alerta de chuva enviado por sistema estadual
3Prefeitura orienta sobre alternativas para a travessia do Paraíba
4Troca dos cartões do programa Cartão Goitacá começa nesta terça-feira
5Aprovados no concurso do PSF/2008 convocados para entrega de documentos e exames
6CadÚnico: Mutirão de Atualização de 25 a 27 de março na UFF




















